Das demandas formativas de docentes da educação básica ao compromisso da pesquisa com intervenção do mestrado profissional

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v33i00.9331

Mots-clés :

Formação docente, mestrado profissional, pesquisa com intervenção.

Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar se as atuais demandas formativas de docentes do Ensino Fundamental de municípios de Santa Catarina e do Paraná têm sido contempladas em pesquisas desenvolvidas no Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB), em Caçador - SC. Com base na pesquisa comparativa e apoio nas pesquisas exploratória e bibliográfica e nas abordagens qualitativa e quantitativa, o estudo contou com a participação de 41 docentes atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental de quatro escolas públicas dos municípios de Rio do Oeste e Porto União (Santa Catarina) e União da Vitória (Paraná). Os resultados revelam que as pesquisas com intervenção analisadas se aproximam de demandas formativas dos participantes ao promover a participação e estimular o interesse dos estudantes, o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de estratégias de inclusão. No entanto, observou-se a necessidade de fortalecer nas formações atividades que ampliem o uso de tecnologias digitais na educação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Marlene Zwierewicz, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador – SC – Brasil

Professora Titular. Doutora em Psicologia (USFC). Doutora em Educação (UJA).

Lucineia Kotelak Junges, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador – SC – Brasil

Mestranda em Educação Básica.

Marilise Edinéia dos Anjos Berres Kampmann, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador – SC – Brasil

Mestranda em Educação Básica.

Juan Miguel González Velasco, Universidad Mayor de San Andrés (UMSA), La Paz – Bolívia

Doutor em Educação.

Références

AGUIAR, C. R.; HOBOLD, M. S. Formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental e sua implicação para o trabalho docente. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 11, n. 18, p. 219-235, jan./abr. 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/809/685. Acesso em: 5 jun. 2021.

ALMEIDA, A. L. R. Influência do Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas na transformação das práticas pedagógicas em uma escola do campo. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2018. Disponível em: https://acervo.uniarp.edu.br/?dissertacao=influencia-do-programa-de-formacao-acao-em-escolas-criativas-na-transformacao-das-praticas-pedagogicas-em-uma-escola-do-campo. Acesso em: 06 maio 2021.

AMBROSIM, I. Formação continuada docente em rede de colaboração: Desafios e possibilidades para a educação infantil. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2713. Acesso em: 23 mar. 2020.

BEHRENS, M. O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educação, Porto Alegre, v. 30, n. 63, set./dez. 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=84806303. Acesso em: 5 mar. 2020.

CANDAU, V. M. Formação continuada de professores: Tendências atuais. In: CANDAU, V. M. (org.). Magistério: Construção cotidiana. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

DAL’BÓ, R. Formação docente tecida colaborativamente para cocriação de práticas pedagógicas inclusivas. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.

GARCIA, M. M. A.; HYPOLITO, A. M.; VIEIRA, J. S. As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 45-56, jan./mar. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/h98PzLy4947pWTcYgFpNL7P/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 out. 2020.

GATTI, B. A. A formação inicial de professores para a educação básica: As licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 33-46, 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76164. Acesso em: 18 dez. 2020.

GATTI, B. A. et al. Professores do Brasil: Novos cenários de formação. Brasília, DF: UNESCO, 2019.

GATTI, B. A. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 53, p. 721-737, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/8429/17739. Acesso em: 16 nov. 2020.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

HORN, M. Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas com práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras na Educação Básica de União da Vitória/PR. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021. Disponível em: https://acervo.uniarp.edu.br/?dissertacao=implicacoes-do-programa-de-formacao-acao-em-escolas-criativas-na-pratica-pedagogica-de-docentes-da-educacao-basica-de-uniao-da-vitoria. Acesso em: 10 mar. 2021.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

IZA, D. F. V. et al. (org.). A identidade docente: As várias faces da constituição do ser professor. Revista eletrônica de educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/978/339. Acesso em: 20 fev. 2021.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARTINS, M. L. Docência em educação infantil: Concepções e significados. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Jataí, 2019. Disponível em: http://bdtd.ufj.edu.br:8080/handle/tede/10110. Acesso em: 16 maio 2020.

NÓVOA, A. Professor se forma na escola. Nova Escola, n. 142, p. 1-7, maio 2001. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/350449964/PROFESSOR-Se-Forma-Na-Escola-Antonio-Novoa. Acesso em: 03 abr. 2021.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out./dez. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1106.pdf. Acesso em: 8 maio 2021.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edreal/v44n3/2175-6236-edreal-44-03-e84910.pdf. Acesso em: 14 abr. 2021.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 13-33. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/4758. Acesso em: 14 abr. 2021.

OLIVER, C. Estrategias didácticas y organizativas ante la diversidad. Barcelona: Octaedro, 2003.

PEREIRA, A. S. et al. Metodologia da pesquisa científica. Santa Maria: UFSM, 2018.

SALTO, M. P.; CARNEIRO, R. U. C. Formação continuada e a realidade escolar: Concepções docentes sobre o ensino científico inclusivo. Nuances Est. Sobre Educ., Presidente Prudente, v. 32, e021004, jan./dez. 2021. p. 1-20. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/9117. Acesso em: 20 jan. 2021.

SANSOLOTTI, S. O.; COELHO, M. N. O conceito de formação continuada e a sua concepção de acordo com Imbernón, Nóvoa e Libâneo. Avanços & Olhares, Barra do Garças, n. 3, p. 205-219, ago. 2019. Disponível em: https://revista.institutoiesa.com/2019/09/20/terceira-edicao-agosto-2019/. Acesso em: 1 jun. 2021.

YIN, R. K. O Estudo de caso. Porto Alegre: Bookman, 2015.

ZIELINSKI, H. Indicadores de práticas transdisciplinares de leitura, produção e interpretação textual detectados no Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2019. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/599607/2/6%20PE%20-%20HELENA%20CASTILHO%20ZIELINSKI.pdf. Acesso em: 18 maio 2021.

ZWIEREWICZ, M. Seminário de Pesquisa e Intervenção I. Florianópolis: IFSC, 2014.

Publiée

2022-03-31

Comment citer

ZWIEREWICZ, M.; JUNGES, L. K.; KAMPMANN, M. E. dos A. B.; GONZÁLEZ VELASCO, J. M. Das demandas formativas de docentes da educação básica ao compromisso da pesquisa com intervenção do mestrado profissional. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 33, n. 00, p. e022002, 2022. DOI: 10.32930/nuances.v33i00.9331. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/9331. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Publicação Contínua