Das demandas formativas de docentes da educação básica ao compromisso da pesquisa com intervenção do mestrado profissional

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DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v33i00.9331

Mots-clés :

Formação docente, mestrado profissional, pesquisa com intervenção.

Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar se as atuais demandas formativas de docentes do Ensino Fundamental de municípios de Santa Catarina e do Paraná têm sido contempladas em pesquisas desenvolvidas no Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB), em Caçador - SC. Com base na pesquisa comparativa e apoio nas pesquisas exploratória e bibliográfica e nas abordagens qualitativa e quantitativa, o estudo contou com a participação de 41 docentes atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental de quatro escolas públicas dos municípios de Rio do Oeste e Porto União (Santa Catarina) e União da Vitória (Paraná). Os resultados revelam que as pesquisas com intervenção analisadas se aproximam de demandas formativas dos participantes ao promover a participação e estimular o interesse dos estudantes, o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de estratégias de inclusão. No entanto, observou-se a necessidade de fortalecer nas formações atividades que ampliem o uso de tecnologias digitais na educação.

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Bibliographies de l'auteur

Marlene Zwierewicz, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador – SC – Brasil

Professora Titular. Doutora em Psicologia (USFC). Doutora em Educação (UJA).

Lucineia Kotelak Junges, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador – SC – Brasil

Mestranda em Educação Básica.

Marilise Edinéia dos Anjos Berres Kampmann, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador – SC – Brasil

Mestranda em Educação Básica.

Juan Miguel González Velasco, Universidad Mayor de San Andrés (UMSA), La Paz – Bolívia

Doutor em Educação.

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Publiée

2022-03-31

Comment citer

ZWIEREWICZ, M.; JUNGES, L. K.; KAMPMANN, M. E. dos A. B.; GONZÁLEZ VELASCO, J. M. Das demandas formativas de docentes da educação básica ao compromisso da pesquisa com intervenção do mestrado profissional. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 33, n. 00, p. e022002, 2022. DOI: 10.32930/nuances.v33i00.9331. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/9331. Acesso em: 3 juill. 2024.

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