A RELAÇÃO ENTRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O COTIDIANO ESCOLAR

Auteurs

  • Andressa Florcena Gama da Costa UFMS
  • Maria Raquel Miotto Morelatti UNESP

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i3.3742

Mots-clés :

Educação Matemática. Avaliação da aprendizagem. Prática de ensino.

Résumé

O objetivo de nossa pesquisa esteve em analisar o tema da avaliação escolar em Matemática, no intuito de compreender como as discussões teóricas têm influenciado a prática do professor dos anos iniciais. Os trabalhos publicados em eventos como ANPED; ENEM; SIPEM e em pesquisas de mestrado e doutorado no portal da CAPES, entre os anos de 2000 à 2012 revelam que menos de 1% do total de trabalhos discutiam o tema. Identificamos três grupos de pesquisa que respondem por boa parte dos trabalhos encontrados no levantamento. Por meio da análise dos trabalhos destes grupos, desvendamos o referencial teórico que os mesmos utilizam para realizar suas investigações. O confronto entre a produção teórica e o cotidiano escolar ocorreu em acompanhamento à professoras do 5º ano, que estruturam sua prática de ensino para atingir as habilidades e competências das avaliações externas e livros didáticos. Apontamos a necessidade de equilibrar tais influências com as recomendações atuais para ensino de matemática.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Andressa Florcena Gama da Costa, UFMS

Mestrado em Educação - UNESP - Presidente Prudente - SP;

Licenciatura em Pedagogia - UFMS - Três Lagoas.

 

Professora Assistente da UFMS/CPTL curso de Pedagogia desde 12 de Agosto de 2015.

Maria Raquel Miotto Morelatti, UNESP

Maria Raquel Miotto Morelatti
Departamento de Matemática e Computação (DMC)
Programa de Pós-Graduação em Educação
Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP
Presidente Prudente - SP - Brasil

Téléchargements

Publiée

2017-03-31

Comment citer

GAMA DA COSTA, A. F.; MORELATTI, M. R. M. A RELAÇÃO ENTRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O COTIDIANO ESCOLAR. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 3, p. 264–284, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v27i3.3742. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3742. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dissertações e Teses