O REFLEXO DO PEC-FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA NOS ALUNOS VINCULADOS AO PÓLO DE PRESIDENTE PRUDENTE

Autores

  • Maria Raquel Miotto Morelatti
  • Monica Fürkotter
  • Yoshie Ussami Ferrari Leite

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v9i9/10.401

Resumo

O PEC-Formação Universitária foi um Programa Especial de Formação de Professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, que utilizou mídias interativas e que proporcionou, a docentes efetivos da rede estadual paulista, formação em nível superior. Este trabalho apresenta  resultados de uma pesquisa que identificou o perfil dos professores-alunos, vinculados ao Pólo de Presidente Prudente, e analisou o reflexo do PEC no seu desenvolvimento profissional. Os dados foram coletados através de um primeiro questionário aplicado aos 473 professores-alunos, e um segundo, junto a 10 alunos  de cada uma das 11 turmas vinculadas a este Pólo, e também, através da análise das Memórias elaboradas. Foi possível concluir que o PEC provocou mudanças importantes no professor, como pessoa e como profissional. Possibilitou-lhe rever posturas e atitudes, em sala de aula, mudar suas concepções pedagógicas, perceber a necessidade de ser mais reflexivo e estar em permanente  atualização para aperfeiçoar o processo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-07-2011

Como Citar

MORELATTI, M. R. M.; FÜRKOTTER, M.; LEITE, Y. U. F. O REFLEXO DO PEC-FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA NOS ALUNOS VINCULADOS AO PÓLO DE PRESIDENTE PRUDENTE. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 9, n. 9/10, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v9i9/10.401. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/401. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)