A SALA DE AULA DO CURSO NORMAL E O PROJETO NÚCLEO DE ENSINO DA FCT - UNESP: RELATO DE ASPECTOS DE UMA EXPERIÊNCIA COLETIVAMENTE CONSTRUÍDA.
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v5i5.108Palavras-chave:
Curso Normal, Formação de Professores, Educação Continuada, Professores Alfabetizadores.Resumo
O presente texto tem por finalidade relatar uma síntese de aspectos de uma experiência coletivamente construída, a partir do Projeto Núcleo de Ensino da FCT de Presidente Prudente, que, desde a sua instalação, tem se preocupado com a melhoria da qualidade do ensino público. Os cursos de nível médio que formam os professores das series iniciais do ensino fundamental não tem garantido uma formacão de qualidade para aqueles que o freqüentam. Para modificar este quadro, o Projeto Núcleo de Ensino tem procurado, através da ação coletiva de docentes e alunos da UNESP e professores do Curso Normal da EEPSG Profª Norma Clarinda Carvalhaes, via pesquisa-ação, refletir e construir novos conhecimentos sobre a pratica didático-pedagógica dos professores, de modo a assegurar uma formacão mais qualificada dos futuros professores. Embora o Projeto ainda esteja em andamento, já foi possível constatar alguns impactos positivos no cotidiano da sala de aula do Curso Normal. Este Projeto conta como financiamento da FAPESP, através de pagamento de bolsas de estudo e pesquisa aos docentes da rede pública e também com o auxílio da FUNDUNESP, para o pagamento de bolsas para os alunos do Núcleo de Ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.