A RELAÇÃO ENTRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Andressa Florcena Gama da Costa UFMS
  • Maria Raquel Miotto Morelatti UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i3.3742

Palavras-chave:

Educação Matemática. Avaliação da aprendizagem. Prática de ensino.

Resumo

O objetivo de nossa pesquisa esteve em analisar o tema da avaliação escolar em Matemática, no intuito de compreender como as discussões teóricas têm influenciado a prática do professor dos anos iniciais. Os trabalhos publicados em eventos como ANPED; ENEM; SIPEM e em pesquisas de mestrado e doutorado no portal da CAPES, entre os anos de 2000 à 2012 revelam que menos de 1% do total de trabalhos discutiam o tema. Identificamos três grupos de pesquisa que respondem por boa parte dos trabalhos encontrados no levantamento. Por meio da análise dos trabalhos destes grupos, desvendamos o referencial teórico que os mesmos utilizam para realizar suas investigações. O confronto entre a produção teórica e o cotidiano escolar ocorreu em acompanhamento à professoras do 5º ano, que estruturam sua prática de ensino para atingir as habilidades e competências das avaliações externas e livros didáticos. Apontamos a necessidade de equilibrar tais influências com as recomendações atuais para ensino de matemática.

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Biografia do Autor

Andressa Florcena Gama da Costa, UFMS

Mestrado em Educação - UNESP - Presidente Prudente - SP;

Licenciatura em Pedagogia - UFMS - Três Lagoas.

 

Professora Assistente da UFMS/CPTL curso de Pedagogia desde 12 de Agosto de 2015.

Maria Raquel Miotto Morelatti, UNESP

Maria Raquel Miotto Morelatti
Departamento de Matemática e Computação (DMC)
Programa de Pós-Graduação em Educação
Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP
Presidente Prudente - SP - Brasil

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Publicado

31-03-2017

Como Citar

GAMA DA COSTA, A. F.; MORELATTI, M. R. M. A RELAÇÃO ENTRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O COTIDIANO ESCOLAR. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 3, p. 264–284, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v27i3.3742. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3742. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Dissertações e Teses