O QUE LEVA PROFESSORES APOSENTADOS RETORNAREM A DOCÊNCIA?
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2821Palavras-chave:
Professores Aposentados, Retorno à Docência, Condições de Trabalho DocenteResumo
Este artigo objetiva apresentar os dados de nossa pesquisa referentes aos motivos que levaram seis professoras das redes de ensino de Presidente Prudente-SP e Presidente Bernardes-SP a se aposentarem e retornarem à docência após a aposentadoria. O referencial teórico envolveu estudos sobre o contexto da escola pública e os dilemas enfrentados pelos professores, os ciclos de vida e carreira docente e os aspectos da inatividade ligados à aposentadoria. A pesquisa foi de caráter qualitativo e como instrumentos utilizamos entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicaram que os motivos que influenciaram o retorno das professoras têm relação com o contexto de precarização da profissão docente, tendo em vista os baixos salários. O medo de perder a identidade social e profissional, tornando-se inativas, somado ao sentimento de ainda possuir desejo de realizar o trabalho também foram justificativas apresentadas pelas professoras para a decisão de retornar à docência.
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