O QUE LEVA PROFESSORES APOSENTADOS RETORNAREM A DOCÊNCIA?

Autores

  • Vanessa Ribeiro Andreto Meira Universidade Estadual Paulista
  • Yoshie Ussami Ferrari Leite Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2821

Palavras-chave:

Professores Aposentados, Retorno à Docência, Condições de Trabalho Docente

Resumo

Este artigo objetiva apresentar os dados de nossa pesquisa referentes aos motivos que levaram seis professoras das redes de ensino de Presidente Prudente-SP e Presidente Bernardes-SP a se aposentarem e retornarem à docência após a aposentadoria. O referencial teórico envolveu estudos sobre o contexto da escola pública e os dilemas enfrentados pelos professores, os ciclos de vida e carreira docente e os aspectos da inatividade ligados à aposentadoria. A pesquisa foi de caráter qualitativo e como instrumentos utilizamos entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicaram que os motivos que influenciaram o retorno das professoras têm relação com o contexto de precarização da profissão docente, tendo em vista os baixos salários. O medo de perder a identidade social e profissional, tornando-se inativas, somado ao sentimento de ainda possuir desejo de realizar o trabalho também foram justificativas apresentadas pelas professoras para a decisão de retornar à docência.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2821

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Ribeiro Andreto Meira, Universidade Estadual Paulista

Possuo graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e mestrado em Educacao pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Atualmente é professora PEB I efetiva na rede municipal de ensino de Presidente Bernardes. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: professores aposentados, trabalho docente, formação de professores e políticas públicas.

Downloads

Publicado

26-05-2015

Como Citar

MEIRA, V. R. A.; LEITE, Y. U. F. O QUE LEVA PROFESSORES APOSENTADOS RETORNAREM A DOCÊNCIA?. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, p. 219–233, 2015. DOI: 10.14572/nuances.v26i0.2821. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2821. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)