INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AO ENSINO MÉDIO NO PARANÁ: DAS INTENÇÕES AOS RESULTADOS

Autores/as

  • Eliane Cleide de Silva Czernisz
  • Isabel Francisco de Oliveira Barion

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2704

Palabras clave:

Política educacional, Ensino médio e profissional, Integração

Resumen

Este texto apresenta discussão bibliográfica, de documentos e dados de entrevistas referentes ao ensino médio e profissional. Visa analisar a integração da educação profissional ao ensino médio no estado do Paraná no período de 2004 a 2010 em duas escolas. Questiona-se como ocorreu a integração. O ensino médio tornou-se dissociado da educação profissional com a LDBEN 9.394/96, normatizado pelo Decreto 2.208/97. A fim de reverter os encaminhamentos oriundos dessa normativa foi revogado o Decreto 2.208/97 com a promulgação do Decreto 5.154/2004. O governo do Paraná antecipou tal integração, apresentando, já no ano de 2003, as bases políticas e pedagógicas norteadoras do processo de integração da educação profissional ao ensino médio, passando a desenvolver o ensino médio integrado em escolas da rede estadual no ano de 2004. Como resultados desse processo, tornaram-se necessárias a formação continuada de professores, a revisão dos projetos pedagógicos e uma nova concepção curricular. Conclui-se que o limite e a possibilidade da proposta é a compreensão do trabalho como princípio educativo.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2704

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Biografía del autor/a

Isabel Francisco de Oliveira Barion

Isabel Francisco de Oliveira Barion

Publicado

2014-01-22

Cómo citar

CZERNISZ, E. C. de S.; BARION, I. F. de O. INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AO ENSINO MÉDIO NO PARANÁ: DAS INTENÇÕES AOS RESULTADOS. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 24, n. 3, p. 161–177, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v24i3.2704. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2704. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos - FLUXO CONTÍNUO