O DILEMA PRODUTIVIDADE-QUALIDADE NA PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Dermeval Saviani UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v17i18.723

Palavras-chave:

política educacional, pós-graduação, dilema produtividade-qualidade, neoliberalismo

Resumo

Este artigo, para discutir o dilema produtividade-qualidade na educação, aborda inicialmente o significado da pós-graduação e o modelo de pós-graduação implantado no Brasil. Em seguida, aponta-se, ao tematizar a questão da produtividade, que esta é ligada à concepção produtivista da educação, cuja origem remonta à Teoria do capital humano, e que se fortaleceu com a hegemonia do neo-liberalismo nas duas últimas décadas; e ao tematizar a questão da qualidade, aponta-se que o aumento da qualidade se revela compatível com o aumento da produtividade no âmbito da produção material, mas não no âmbito de atividades nas quais o produto não é separável do ato de produção. Tendo em vista estes pontos, ressignifica-se o dilema produtividade-qualidade e constroem-se estratégias que podem ser acionadas na luta por uma produção qualitativamente relevante na pesquisa e na pós-graduação em educação.

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Como Citar

SAVIANI, D. O DILEMA PRODUTIVIDADE-QUALIDADE NA PÓS-GRADUAÇÃO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 17, n. 18, 2010. DOI: 10.14572/nuances.v17i18.723. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/723. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Dossiê