A defesa da escola pública na perspectiva histórico-crítica em tempos de suicídio democrático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v31iesp.1.8279

Palavras-chave:

Educação, Pedagogia histórico-crítica, Defesa da escola pública

Resumo

Este artigo aborda a defesa da escola pública na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica situando o tema a partir das principais concepções teórico-políticas: liberalismo clássico, liberalismo renovado (keynesiano), neoliberalismo e socialismo, tratados em articulação com a questão da escola pública em sua manifestação na sociedade capitalista. À guisa de conclusão explicita-se que na perspectiva histórico-crítica o desafio posto pela sociedade capitalista à educação pública só poderá ser enfrentado em sentido próprio com a superação dessa forma de sociedade. A luta pela escola pública coincide, portanto, com a luta pelo socialismo.

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Biografia do Autor

Dermeval Saviani, UNICAMP/SP.

Professor Emérito da UNICAMP, Pesquisador Emérito do CNPq, Coordenador Geral do HISTEDBR e Professor Titular Colaborador Pleno do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP.

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Publicado

18-12-2020

Como Citar

SAVIANI, D. A defesa da escola pública na perspectiva histórico-crítica em tempos de suicídio democrático. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 31, n. esp.1, p. 03–22, 2020. DOI: 10.32930/nuances.v31iesp.1.8279. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/8279. Acesso em: 20 abr. 2024.