A defesa da escola pública na perspectiva histórico-crítica em tempos de suicídio democrático
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v31iesp.1.8279Keywords:
Educação, Pedagogia histórico-crítica, Defesa da escola públicaAbstract
Este artigo aborda a defesa da escola pública na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica situando o tema a partir das principais concepções teórico-políticas: liberalismo clássico, liberalismo renovado (keynesiano), neoliberalismo e socialismo, tratados em articulação com a questão da escola pública em sua manifestação na sociedade capitalista. À guisa de conclusão explicita-se que na perspectiva histórico-crítica o desafio posto pela sociedade capitalista à educação pública só poderá ser enfrentado em sentido próprio com a superação dessa forma de sociedade. A luta pela escola pública coincide, portanto, com a luta pelo socialismo.Downloads
References
DURKHEIM, E. A Divisão do Trabalho Social. Lisboa: Presença, 1977.
ENGELS, F. Anti-Duhring. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
FIORI, J. L. “Globalização, hegemonia e império”. In: TAVARES, Maria da Conceição & FIORI, José Luís (Org.). Poder e dinheiro: uma economia política da globalização. 6ª ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
FOLHA DE S. PAULO, 03-06-91 e 10-07-91.
GRAMSCI, A. Notas sobre Maquiavel, a Política e o Estado Moderno. 2a ed., Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.
LENIN, V. I. Obras escogidas. Tomo VII. Moscou: Progresso, 1977.
LOCKE, J. Segundo Tratado sobre o Governo. Os Pensadores (Locke). 2a ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
MARX, K. O Capital. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
MARX, K. Crítica ao Programa de Gotha. In: MARX, K. e ENGELS, F. Textos 1. São Paulo: Edições Sociais, 1977.
MARX, K. Capítulo VI (inédito), O Capital, Livro I. São Paulo: Ciências Humanas, 1978a.
MARX, K. O Dezoito Brumário e Cartas a Kugelmann. 4a Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978b.
MARX, K. A Guerra Civil em França. Lisboa: Avante, 1984.
MARX, K. Miséria da Filosofia. São Paulo: Global, 1985.
MARX, K. Teorias da Mais-Valia (Livro 4 de O Capital). 3 vols. 2a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1987.
MARX, K. e ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Escriba, 1968.
ORTEGA y GASSET, J. A Rebelião das Massas. Rio de Janeiro: Livro Ibero-Americano, 1962.
RAVITCH, D. Vida e Morte do Grande Sistema Escolar Americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Porto Alegre: Editora Sulina, 2011.
REVISTA SALA DE AULA, nos 21, 18, 26 e 24. São Paulo : Abril Cultural, 1990.
ROUSSEAU, J.-J. Du Contrat Social. Paris (Mayenne): Aubier Montaigne, 1976.
SANTOS, J. F. O Que É Pós-moderno? São Paulo: Brasiliense, 1987.
SAVIANI, D. Educação e questões da atualidade. São Paulo: Cortez/Livros do Tatu, 1991.
SAVIANI, D. “Neoliberalismo ou pó-liberalismo: educação pública, crise do Estado e democracia na América Latina”. In: VELLOSO, J.; MELLO, G.N.; WACHOWICZ, L.A; et alii. Estado e educação. Campinas, Papirus/CEDES; São Paulo, ANDE, ANPEd, 1992.
SAVIANI, D. O dilema produtividade-qualidade na Pós-graduação. Nuances: estudos sobre Educação. Ano XVII, v. 17, n. 18, p. 32-49, jan./dez. 2010. ISSN: 2236-0441. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v17i18.723
SCHWARTZ, G. Keynes. São Paulo: Brasiliense, 1984.
SCHULTZ, T. O Valor Econômico da Educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1962.
SCHULTZ, T. O Capital Humano. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
SMITH, A. Inquérito sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1981, 2 vols.
SMITH, A. A riqueza das nações: investigação sobre sua natureza e suas causas. Coleção “Os Economistas”. São Paulo: Nova Cultural, 1996, 2 vols.
ZANOTTI, L. J. Etapas históricas de la política educativa. Buenos Aires, Eudeba, 1972.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.