DA DEFESA DA TESE À POSSE: A INSERÇÃO DE RECÉM-DOUTORES COMO DOCENTES EM UNIVERSIDADES FEDERAIS

Autores

  • Cláudia Starling Bosco Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0003-1496-3695
  • Edmilson Minoru Torisu Universidade Federal de Ouro Preto - Ouro Preto
  • Ana Carolina Araújo da Silva Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.5545

Palavras-chave:

(auto)biografia, Formação docente, Ensino Superior.

Resumo

Este artigo problematiza o processo de inserção de recém-doutores na carreira docente em instituições federais brasileiras. Discute a trajetória acadêmico-profissional vivenciada por cinco professores que atuam em diferentes cursos de licenciatura. Os sujeitos são egressos de um programa de pós-graduação de uma universidade federal. A investigação, de natureza qualitativa, teve como principal instrumento de coleta de dados (auto)biografias escritas. Constata-se que os docentes reconhecem que a inserção no magistério superior em universidades federais é um objetivo difícil de ser alcançado, que necessita de planejamento e disponibilidade de tempo, mas ao mesmo tempo, reflete processos de socialização com seus pares diante das angústias e incertezas vivenciadas nos âmbitos pessoal, familiar, econômico, acadêmico e profissional. Torna-se fundamental discutir as condições que são oferecidas pelas universidades aos doutorandos, bem como as condições para o processo de inserção de recém-doutores no magistério superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Starling Bosco, Universidade Federal de Minas Gerais

Faculdade de Educação - Professora Adjunta de Didática e do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional na linha Didática e Docência

Edmilson Minoru Torisu, Universidade Federal de Ouro Preto - Ouro Preto

Especialização em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto, Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto e Doutorado em Educação (linha de pesquisa: Educação Matemática) pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais com período sanduíche na Rutgers - University of the State of New Jersey - USA.

Departamento de Educação Matemática. Programa de Pós-graduação em Educação Matemática.

Ana Carolina Araújo da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010). Graduada em Licenciatura Plena em Química (2007) pela UFMT. É professora da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

20-12-2018

Como Citar

STARLING BOSCO, C.; MINORU TORISU, E.; ARAÚJO DA SILVA, A. C. DA DEFESA DA TESE À POSSE: A INSERÇÃO DE RECÉM-DOUTORES COMO DOCENTES EM UNIVERSIDADES FEDERAIS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 1, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i1.5545. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5545. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO