A EMANCIPAÇÃO FEMININA NA LITERATURA: UMA LEITURA DE UM PAR DE MEIAS DE SEDA, DE KATE CHOPIN

Autores

  • Deisi Luzia Zanatta Universidade de Passo Fundo
  • Fabiane Verardi Burlamaque

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i1.4445

Palavras-chave:

emancipação feminina, Um Par de Meias de Seda, gênero

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal analisar a prática de transgressão emancipatória da protagonista do conto Um par de meias de seda, da escritora norte-americana Kate Chopin.  A metodologia que permeou este estudo se dá por meio de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Para tal contribuem como base teórica os postulados Perrot (1991, 1992, 1998, 2008), Auad (2003) e Beauvoir (1949a, 1949b) sobre a condição da mulher ao longo do tempo. A pesquisa evidenciou que Kate Chopin apresenta a condição feminina no século XIX e, ao construir a sua heroína, Sr. Sommers, engendra nela os pensamentos modernos como escritora e mulher à frente de seu tempo, denunciando, assim, as formas de abuso contra a mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deisi Luzia Zanatta, Universidade de Passo Fundo

Graduação em Letras, Português, Inglês e respectivas literaturas e especialização em Língua e Cultura Inglesa pela URI - Campus de Frederico Westphalen. Mestra e Doutoranda em Letras pela Univerisade de Passo Fundo. Docente do Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Jangada, de Jaraguá do Sul/SC.

Fabiane Verardi Burlamaque

Doutorado em Lingüística e Letras


Possui graduação em Letras pela Universidade de Passo Fundo (1991), Mestrado em Letras (Teoria Literária) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e Doutorado em Letras (Teoria Literária) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora Titular II da Universidade de Passo Fundo e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras. Coordena, no âmbito da UPF, o Programa deCooperação Acadêmica (Procad) com a Universidade

Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e a Universidade Federal do Espírito Santo (2014-2018), investigando espaços, contextos e materialidades da leitura junto a estudantes universitários. Integra o Grupo de Trabalho Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (www.gtllij.com.br). Tem experiência na área de Letras, subáreas de Teoria Literária, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e História da Literatura, atuando, principalmente, nos seguintes temas: leitura, formação do leitor, literatura infantil e juvenil, leitura literária e escola.

Downloads

Publicado

14-04-2017

Como Citar

ZANATTA, D. L.; BURLAMAQUE, F. V. A EMANCIPAÇÃO FEMININA NA LITERATURA: UMA LEITURA DE UM PAR DE MEIAS DE SEDA, DE KATE CHOPIN. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 1, p. 186–200, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i1.4445. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4445. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO