MULTICULTURALISMO COMO POLÍTICA DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO

Autores

  • Renan Santiago de Sousa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Ivenicki Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3473

Palavras-chave:

Multiculturalismo. Inclusão. Abordagens multiculturais

Resumo

O presente artigo tem como objetivo levantar reflexões sobre como as diferentes abordagens do multiculturalismo podem favorecer ou desfavorecer a inclusão escolar. Este texto se torna importante, pois o reconhecimento da falta de neutralidade do multiculturalismo, que pode ser tanto utilizado por grupos que buscam resistir à imposição cultural como por grupos que querem a normalização da sociedade, é extremamente necessário para pensarmos o multiculturalismo como uma verdadeira política de inclusão.  De cunho qualitativo e elaborado sob a forma de um ensaio teórico, este artigo chega à conclusão de que não existe uma abordagem multicultural perfeita e que todas elas, com maior ou menor grau, favorecem a exclusão. Devemos, portanto, não engessar nossas práticas em somente uma e usar favoravelmente essas diferentes abordagens em prol da inclusão plena dos nossos estudantes.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3473

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Santiago de Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É licenciado em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário, e graduando em Pedagogia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Níval Superior - Capes

Ana Ivenicki, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Phd em Educação pela Universidade de Glasgow. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora nível 1A do CNpQ. Conhecida até o ano de 2014 como Ana Canen.

Downloads

Publicado

12-05-2016

Como Citar

DE SOUSA, R. S.; IVENICKI, A. MULTICULTURALISMO COMO POLÍTICA DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 1, p. 279–299, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v27i1.3473. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3473. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO