MULTICULTURALISMO COMO POLÍTICA DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3473Palavras-chave:
Multiculturalismo. Inclusão. Abordagens multiculturaisResumo
O presente artigo tem como objetivo levantar reflexões sobre como as diferentes abordagens do multiculturalismo podem favorecer ou desfavorecer a inclusão escolar. Este texto se torna importante, pois o reconhecimento da falta de neutralidade do multiculturalismo, que pode ser tanto utilizado por grupos que buscam resistir à imposição cultural como por grupos que querem a normalização da sociedade, é extremamente necessário para pensarmos o multiculturalismo como uma verdadeira política de inclusão. De cunho qualitativo e elaborado sob a forma de um ensaio teórico, este artigo chega à conclusão de que não existe uma abordagem multicultural perfeita e que todas elas, com maior ou menor grau, favorecem a exclusão. Devemos, portanto, não engessar nossas práticas em somente uma e usar favoravelmente essas diferentes abordagens em prol da inclusão plena dos nossos estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.