CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL A RESPEITO DO PROCESSO AVALIATIVO
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3036Palavras-chave:
Educação Infantil, Avaliação, Professores da Educação InfantilResumo
O artigo apresenta como tema o processo avaliativo. Partindo do pressuposto de que há uma dicotomia entre teoria e prática, este artigo tem por objetivo investigar as práticas de professores das creches e pré-escolas do município de Presidente Prudente. Sua finalidade é verificar se a “avaliação mediadora” tem sido preterida em função do cumprimento das exigências burocráticas. O instrumento de investigação se baseou num um questionário aberto e o método de investigação esteve fundamentado na “Análise de Conteúdo”. Os resultados evidenciaram, que a maioria dos professores acompanha o desenvolvimento dos alunos, principalmente, por meio de portifólios. Eles conhecem as diretrizes curriculares, embora desconhecam os referenciais teóricos. Eles se mostraram favoráveis a alfabetização precoce e apontaram como principal carência a necessidade da orientação de outros profissionais.
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