PROBLEMATIZAÇÃO NO ENSINO DE TÓPICOS DO ELETROMAGNETISMO POR MEIO DAS ETAPAS DA PSICANÁLISE BACHELARDIANA

Autores

  • Moacir Pereira de Souza Filho Univ. Estadual Paulista/FCT/Presidente Prudente
  • Sérgio Luiz Bragatto Boss Centro de Formação de Professores, UFRB
  • João José Caluzi Univ. Estadual Paulista/FC/Bauru

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v22i23.1751

Palavras-chave:

Gaston Bachelard, Ensino de Física, História da Ciência

Resumo

O objetivo desse artigo é discutir a problematização no ensino de Física subsidiada por uma metodologia que se baseia nas etapas do processo da psicanálise, proposta por Santos (1998) – consientização, desequilibração, familiarização - e que está fundamentada na epistemologia bachelardiana. O trabalho foi desenvolvido e aplicado em um curso extracurricular e foram investigadas as concepções de alunos do curso de licenciatura em Física da Unesp de Bauru referentes aos tópicos do eletromagnetismo. Os dados foram categorizados em níveis de complexidade e apresentados em tabelas e gráficos. A análise dos resultados nos permitiu inferir o perfil conceitual ou epistemológico da amostra investigada.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v22i23.1751

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Como Citar

SOUZA FILHO, M. P. de; BOSS, S. L. B.; CALUZI, J. J. PROBLEMATIZAÇÃO NO ENSINO DE TÓPICOS DO ELETROMAGNETISMO POR MEIO DAS ETAPAS DA PSICANÁLISE BACHELARDIANA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 22, n. 23, p. 72–95, 2012. DOI: 10.14572/nuances.v22i23.1751. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1751. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê