AGROECOLOGIA POR CONTRATO, É POSSÍVEL?/ Agroecology by contract, is it possible?/ Agroecología por contrato, es posible?

Autores

  • Cristiane Coradin UFPR
  • Renato Santos de Souza UFSM

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i37.4618

Palavras-chave:

políticas públicas, extensão rural, agroecologia

Resumo

O presente artigo visa identificar e analisar os principais resultados obtidos através da execução do contrato de prestação de serviço de assistência técnica e extensão rural - ATER, estabelecido entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA e a Cooperativa de Trabalho e Extensão Rural Terra Viva -COOPTRASC, nas regiões Centro-Sul e Litoral do Paraná. Como objetivos específicos buscou-se a) compreender a relação entre as condições endógenas do território e a promoção da agroecologia; e b) analisar os principais avanços e dificuldades obtidos através da prestação desse serviço. Para tanto, foi realizada pesquisa de campo, bibliográfica e documental, no período de junho de 2014 a março de 2015. Os principais resultados indicam que o perfil dos técnicos, agricultores  e os arranjos organizacionais estabelecidos nos territórios contribuíram positivamente na promoção da agroecologia; gerando: a) incremento da transição de sistemas de produção sustentáveis; e b) incremento na organização social dos assentados. Os principais limitantes identificados foram: a) disfunções burocráticas; b) precarização das condições de trabalho dos profissionais; e c) pressões econômicas e técnico-produtivas convencionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Coradin, UFPR

Eng. Agrônoma;  Mestre em Extensão Rural; Doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento - UFPR.

Renato Santos de Souza, UFSM

Doutor em Administração
Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Membro do Programa de Pós Graduação em Extensão Rural
Departamento de Extensão Rural

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Coradin, C., & Souza, R. S. de. (2017). AGROECOLOGIA POR CONTRATO, É POSSÍVEL?/ Agroecology by contract, is it possible?/ Agroecología por contrato, es posible?. REVISTA NERA, (37), 105–128. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i37.4618

Edição

Seção

Artigo original