A ENTREVISTA COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS DE FAMÍLIAS

Edna Martins

Resumo


O estudo da família vem constituindo um campo de crescentes investigações. O presente trabalho apresenta um relato de experiência de pesquisa qualitativa com famílias de periferia metropolitana, apontando para a reflexão crítica acerca da entrevista como instrumento metodológico na compreensão desse fenômeno. À luz da perspectiva de Pierre Bourdieu, aborda questões sobre a pesquisa que utiliza a entrevista, focalizando questões psicossociais presentes numa situação de encontro entre pesquisador e entrevistado. Levanta os limites e as possibilidades no estudo dos processos familiares, além de discutir as relações de poder e de desigualdade contidas na situação de entrevista. Oferece subsídios tanto para a discussão de procedimentos de coleta de dados, como também no registro e transcrição das narrativas de entrevista de investigação científica.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2697


Palavras-chave


Famílias; Metodologia; Entrevista; Pesquisa qualitativa; Práticas educativas

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2697


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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