A ENTREVISTA COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS DE FAMÍLIAS

Autores

  • Edna Martins UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2697

Palavras-chave:

Famílias, Metodologia, Entrevista, Pesquisa qualitativa, Práticas educativas

Resumo

O estudo da família vem constituindo um campo de crescentes investigações. O presente trabalho apresenta um relato de experiência de pesquisa qualitativa com famílias de periferia metropolitana, apontando para a reflexão crítica acerca da entrevista como instrumento metodológico na compreensão desse fenômeno. À luz da perspectiva de Pierre Bourdieu, aborda questões sobre a pesquisa que utiliza a entrevista, focalizando questões psicossociais presentes numa situação de encontro entre pesquisador e entrevistado. Levanta os limites e as possibilidades no estudo dos processos familiares, além de discutir as relações de poder e de desigualdade contidas na situação de entrevista. Oferece subsídios tanto para a discussão de procedimentos de coleta de dados, como também no registro e transcrição das narrativas de entrevista de investigação científica.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2697

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Biografia do Autor

  • Edna Martins, UNIFESP
    Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). É professora da Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos - Unifesp. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Práticas educativas, família, institucionalização de crianças e relações étnico-raciais.

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Publicado

22-01-2014

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

A ENTREVISTA COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS DE FAMÍLIAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 24, n. 3, p. 15–30, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v24i3.2697. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2697. Acesso em: 25 jun. 2025.

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