A ENTREVISTA COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS DE FAMÍLIAS

Autores

  • Edna Martins UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2697

Palavras-chave:

Famílias, Metodologia, Entrevista, Pesquisa qualitativa, Práticas educativas

Resumo

O estudo da família vem constituindo um campo de crescentes investigações. O presente trabalho apresenta um relato de experiência de pesquisa qualitativa com famílias de periferia metropolitana, apontando para a reflexão crítica acerca da entrevista como instrumento metodológico na compreensão desse fenômeno. À luz da perspectiva de Pierre Bourdieu, aborda questões sobre a pesquisa que utiliza a entrevista, focalizando questões psicossociais presentes numa situação de encontro entre pesquisador e entrevistado. Levanta os limites e as possibilidades no estudo dos processos familiares, além de discutir as relações de poder e de desigualdade contidas na situação de entrevista. Oferece subsídios tanto para a discussão de procedimentos de coleta de dados, como também no registro e transcrição das narrativas de entrevista de investigação científica.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2697

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Martins, UNIFESP

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). É professora da Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos - Unifesp. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Práticas educativas, família, institucionalização de crianças e relações étnico-raciais.

Downloads

Publicado

22-01-2014

Como Citar

MARTINS, E. A ENTREVISTA COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS DE FAMÍLIAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 24, n. 3, p. 15–30, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v24i3.2697. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2697. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê