A FORMAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA NA TERRITORIALIZAÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA: A EXPERIÊNCIA DA VIA CAMPESINA SUDAMÉRICA (Formation and political organization in counter-hegemonic territorialization: the experience of Via Campesina South America)

Auteurs

  • Ândrea Francine Batista

DOI :

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i24.2616

Mots-clés :

Territorialização, Via Campesina, Contra-hegemonia, Organização Política, Formação.

Résumé

No presente artigo pretendemos evidenciar a hegemonia do desenvolvimento do capital no campo através do agrohidronegócio, mineração, e os grandes projetos de infraestrutura, e seus consequentes processos de desterritorialização e subsunção de camponeses, indígenas, e afrodescendentes, que, fruto da contradição deste próprio sistema, se mobilizam e se organizam consolidando lutas de resistência no campo, como por exemplo, a Via Campesina Internacional. A partir deste cenário, analisamos o papel da formação e da organização política na construção de territorialização contra-hegemônica no campo. Para isso são tomadas como base as experiências desenvolvidas pela Via Campesina, região América do Sul que, a partir de suas lutas, organização e formação político-profissional, vão forjando seus intelectuais orgânicos e construindo territórios (material e imaterial) de enfrentamento ao desenvolvimento do capital no campo e suas consequências.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Ândrea Francine Batista

Integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Graduação em Pedagogia pela UEPG- PR. Especialização em Estudos Latino-americanos pela UFJF - MG. Mestrado em Geografia pela UNESP - SP (Campus de Presidente Prudente)

Téléchargements

Publiée

2014-07-05

Comment citer

Batista, Ândrea F. (2014). A FORMAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA NA TERRITORIALIZAÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA: A EXPERIÊNCIA DA VIA CAMPESINA SUDAMÉRICA (Formation and political organization in counter-hegemonic territorialization: the experience of Via Campesina South America). REVISTA NERA, (24), 51–70. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i24.2616

Numéro

Rubrique

Artigo original