Gentes e Florestas: pistas para imaginar outras agri-culturas / Gentes and Forests: clues for imagining other agri-cultures / Gentes y bosques: pistas para imaginar otras agri-culturas
DOI:
https://doi.org/10.1590/1806-675520252811064Palavras-chave:
Agroflorestas, Agroecologia, CartografiaResumo
A pesquisa aborda as Agroflorestas e suas gentes que transformam paisagens e criam outros mundos e formas de se relacionar com a terra. De forma que resistem e re-existem ao modelo hegemônico de agricultura e contribuem com pistas para imaginar outras agri-culturas frente aos diversos desafios socioambientais. Nesse sentido, a partir de uma pesquisa-intervenção pelo Método Cartográfico, teve como objetivo mapear os movimentos micropolíticos que se intensificam nas relações das gentes e florestas em quatro agroecossistemas localizados no Escudo Cristalino Sul-Riograndense, na região sul do estado do Rio Grande do Sul. A partir da vivência e experimentação juntamente com as agricultoras e agricultores, esta escrita traz as narrativas que operam como pistas para devir-outro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA NERA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.











