RESISTÊNCIA CAMPONESA: A CONQUISTA DA TERRA NO ASSENTAMENTO LIBERDADE CAMPONESA NO MUNICÍPIO DE CORGUINHO - MS / Peasant resistance: the conquest of land in the Liberdade Camponesa settlement in the municipality of Corguinho - MS / Resistencia campesina: la conquista de tierras en el asentamiento Liberdade Camponesa en el municipio de Corguinho - MS
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i61.9100Palavras-chave:
Liberdade camponesa, reforma agrária, movimento social, movimentos socioterritoriais.Resumo
Resumo:
O trabalho apresentado teve como principal objetivo discutir a constituição do Projeto de Assentamento Liberdade Camponesa, localizado no município de Corguinho, estado de Mato Grosso do Sul. O assentamento tem sua origem ligada a emergência do Movimento Camponês de Luta pela Reforma Agrária (MCLRA), que se constitui de uma dissidência do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do estado, sendo, nesta perspectiva considerado com um movimento socioterritorial isolado. A metodologia utilizada no trabalho envolveu a pesquisa bibliográfica que forneceu o embasamento teórico-metodológico da problemática; informações secundárias foram obtidas junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e Prefeitura Municipal de Corguinho; fizemos também trabalho empírico no P. A. Liberdade Camponesa, coletando depoimentos sobre a história do assentamento junto às lideranças, que foram entrevistadas em diferentes ocasiões e forneceram materiais, como as Atas das assembleias e nos permitiu copiar os documentos de constituição da Associação Liberdade Camponesa, além de termos entrevistado diversos camponeses e camponesas e visitado seus lotes. Participamos, outrossim, de diversas reuniões da Associação e do MCLRA no assentamento. A análise desenvolvida é, portanto, resultado da articulação entre teoria e prática, ou seja, de uma práxis construída ao longo da trajetória de pesquisa.
Como citar este artigo:
OLIVEIRA, Roberto Carlos de; BERNARDELLI, Mara Lúcia Falconi da Hora. Resistência camponesa: a conquista da terra no assentamento Liberdade Camponesa no município de Corguinho- MS. Revista NERA, v. 24, n. 61, p. 162-186, Dossiê I ELAMSS, 2021.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.