RESISTÊNCIAS TERRITORIAIS CAMPONESAS NO BRASIL / Peasant territorial resistances in Brazil / Resistencias territoriales campesinas en Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i62.9154Resumo
Resumo:
O artigo aborda a construção de resistências territoriais camponesas no Brasil, assim como as suas potencialidades. As resistências territoriais camponesas são ações pautadas nos territórios, nas temporalidades e territorialidades camponesas. São ações, lutas, agendas, práticas, movimentos, técnicas e tecnologias socioterritoriais que visam garantir maior autonomia ao campesinato na produção de alimentos, desvinculando-o parcial ou totalmente das amarras do capital. Entender as dimensões, as escalas e as caraterísticas das resistências territoriais camponesas no Brasil, sobretudo aquelas gestadas no âmbito dos movimentos socioterritoriais, em um contexto agrário que cada vez mais expropria, marginaliza e subordina o campesinato, é a contribuição deste trabalho para a geográfica agrária e áreas afins.
Como citar este artigo:
ORIGUÉLA, Camila Ferracini; PEREIRA, Lorena Izá. Resistências territoriais camponesas no Brasil. Revista NERA, v. 25, n. 62, p. 08-21, jan.-abr., 2022.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-11-23 (2)
- 2022-01-19 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA NERA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.