EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO E DE VIDA PARA O CAMPO/Rural Education Education as a project of development and of life for the countryside

Autores

  • Eloísa Aparecida Cerino Rosa Lima UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
  • Silvia Aparecida de Sousa Fernandes Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília https://orcid.org/0000-0003-0679-3905

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v21i45.5841

Palavras-chave:

Educação, Educação do Campo, movimentos sociais

Resumo

A Educação do Campo está diretamente ligada a disputa de projetos para o campo e vincula-se à luta pela reforma agrária e aos movimentos sociais, contribuindo diretamente para a construção de um projeto educativo que prioriza e respeita o ser humano em suas diferentes culturas, que o respeita enquanto classe trabalhadora protagonista das transformações necessárias a uma vida plena. Esse artigo tem como objetivo analisar a proposta de Educação do Campo, projeto de Educação e de sociedade ainda em construção, que se contrapõe ao modelo de desenvolvimento capitalista para o campo expresso no modelo agronegócio -exportador. Toma-se como referência pesquisa documental e bibliográfica realizada e a análise da experiência de uma escola do campo no Assentamento Roseli Nunes, no estado do Mato Grosso.


[1] Este artigo é resultado de pesquisa dissertativa, contou com financiamento CAPES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloísa Aparecida Cerino Rosa Lima, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Licenciada em Educação do Campo pela Universidade de Brasília, Mestre em Desenvolvimento Territorial pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília.

Silvia Aparecida de Sousa Fernandes, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília


Docente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe, IPPRI/UNESP e na Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC/UNESP, Marília).Doutora em Sociologia (UNESP/FCLAR, Araraquara), mestre e graduada em Geografia (UNESP/FCT, Presidente Prudente).

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Cerino Rosa Lima, E. A., & Fernandes, S. A. de S. (2018). EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO E DE VIDA PARA O CAMPO/Rural Education Education as a project of development and of life for the countryside. REVISTA NERA, 21(45), 50–71. https://doi.org/10.47946/rnera.v21i45.5841