Estrangeirização de terras nos EUA e a cooperação transnacional dos movimentos sociais: a atuação da USFSA

Autores

  • Thiago Lima da Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9183-3400
  • Erbenia Lourenço de Oliveira Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v25i64.8871

Palavras-chave:

Estrangeirização de terras, Estados Unidos, land grabbing, movimentos sociais transnacionais, investimentos em terras

Resumo

O artigo analisa a estrangeirização de terras nos EUA e as reações sociais ao fenômeno, focando na atuação transnacional da US Food Sovereignty Alliance (USFSA). Buscamos contribuir para o entendimento sobre a cooperação transnacional de movimentos e organizações sociais contra o fenômeno do land grabbing. Para suprir os objetivos propostos, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa. Revisão bibliográfica e pesquisa documental foram utilizadas para caracterizar o fenômeno do land grabbing nos EUA e para construir o referencial teórico. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa de campo em Washington D.C. e entrevistas semi-estruturadas com organizações membros e parceiras da USFSA, presencial e virtualmente. Os resultados da pesquisa apontaram que a principal razão pela qual os movimentos e organizações cooperam transnacionalmente contra a estrangeirização de terras é devido a necessidade de ação global para fazer frente a adversários globais. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Lima da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Professor do Departamento de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da UFPB. Atua como pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU). Coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Fome e Relações Internacionais (FomeRI) da UFPB.

Erbenia Lourenço de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Bacharel em Relações Internacionais; Pesquisadora/ estudante do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional; Pesquisadora do INCT-INEU (Instituto nacional de Ciência e Tecnologia para estudos sobre os Estados Unidos)

Publicado

2022-12-28

Como Citar

da Silva, T. L., & de Oliveira, E. L. (2022). Estrangeirização de terras nos EUA e a cooperação transnacional dos movimentos sociais: a atuação da USFSA. REVISTA NERA, 25(64). https://doi.org/10.47946/rnera.v25i64.8871

Edição

Seção

Artigo original