Estrangeirização de terras nos EUA e a cooperação transnacional dos movimentos sociais: a atuação da USFSA
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v25i64.8871Palavras-chave:
Estrangeirização de terras, Estados Unidos, land grabbing, movimentos sociais transnacionais, investimentos em terrasResumo
O artigo analisa a estrangeirização de terras nos EUA e as reações sociais ao fenômeno, focando na atuação transnacional da US Food Sovereignty Alliance (USFSA). Buscamos contribuir para o entendimento sobre a cooperação transnacional de movimentos e organizações sociais contra o fenômeno do land grabbing. Para suprir os objetivos propostos, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa. Revisão bibliográfica e pesquisa documental foram utilizadas para caracterizar o fenômeno do land grabbing nos EUA e para construir o referencial teórico. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa de campo em Washington D.C. e entrevistas semi-estruturadas com organizações membros e parceiras da USFSA, presencial e virtualmente. Os resultados da pesquisa apontaram que a principal razão pela qual os movimentos e organizações cooperam transnacionalmente contra a estrangeirização de terras é devido a necessidade de ação global para fazer frente a adversários globais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA NERA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.