Estrangeirização de terras nos EUA e a cooperação transnacional dos movimentos sociais: a atuação da USFSA
DOI :
https://doi.org/10.47946/rnera.v25i64.8871Mots-clés :
Estrangeirização de terras, Estados Unidos, land grabbing, movimentos sociais transnacionais, investimentos em terrasRésumé
O artigo analisa a estrangeirização de terras nos EUA e as reações sociais ao fenômeno, focando na atuação transnacional da US Food Sovereignty Alliance (USFSA). Buscamos contribuir para o entendimento sobre a cooperação transnacional de movimentos e organizações sociais contra o fenômeno do land grabbing. Para suprir os objetivos propostos, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa. Revisão bibliográfica e pesquisa documental foram utilizadas para caracterizar o fenômeno do land grabbing nos EUA e para construir o referencial teórico. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa de campo em Washington D.C. e entrevistas semi-estruturadas com organizações membros e parceiras da USFSA, presencial e virtualmente. Os resultados da pesquisa apontaram que a principal razão pela qual os movimentos e organizações cooperam transnacionalmente contra a estrangeirização de terras é devido a necessidade de ação global para fazer frente a adversários globais.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés REVISTA NERA 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.