A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO SOBRE OS IMPACTOS DOS AGROTÓXICOS EM ESCOLAS RURAIS NO ESTADO DO MATO GROSSO/The perception of education professionals on the impacts of agrochemicals rural schools in the state of Mato Grosso (Brazil)
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i46.5770Palavras-chave:
Escolas Rurais. Percepção Social. Educação Ambiental. Agrotóxicos.Resumo
Este texto analisa a percepção de diretores, professores e funcionários em relação aos impactos dos agrotóxicos sobre escolas rurais no Estado do Mato Grosso. A metodologia consistiu na aplicação de um questionário quantitativo. Foram realizadas 48 entrevistas com diretores, professores e funcionários de 40 escolas rurais situadas em 34 municípios de diferentes regiões do Estado do Mato Grosso, o que representa aproximadamente 30% do total. Os resultados da pesquisa revelam que a maior parte dos entrevistados apontou para algum tipo de impacto associado ao uso de agrotóxicos no entorno das escolas, seja de forma direta sobre as pessoas ou através da identificação de odores. Além disso, o tema tem sido frequentemente trabalhado em atividades pedagógicas realizadas nas escolas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.