NO SEMIÁRIDO DE ALAGOAS, A RESISTÊNCIA GERMINA NA TERRA: A LUTA TERRITORIAL EM DEFESA DAS SEMENTES CRIOULAS/ In the Semiarid of Alagoas, the resistance germinates on the land: the territorial struggle in defense of native seeds/ En el Semiarido de Alagoas, la resistencia germina en la tierra: la lucha territorial en defensa de las semillas criollas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i41.5260

Palavras-chave:

Semente crioula, território, mundialização, semente transgênica, agrobiodiversidade.

Resumo

No Semiárido de Alagoas, os camponeses estabelecem uma relação comunitária baseada na preservação e troca de sementes crioulas, através dos Bancos Comunitários de Sementes. Essa iniciativa busca suplantar o avanço dos cultivos transgênicos e preservar os códigos genéticos e culturais que permeiam o savoir-faire camponês. Em meio a uma economia mundializada, formada pela atuação de grandes corporações empresariais, que movem enormes somas de recursos, lobby e toda sorte de expedientes para monopolizar a produção e a reprodução social da vida, o papel desempenhado pelos camponeses é de suma relevância, materializando uma resistência territorial, alicerçada na autonomia de cultivo, na segurança alimentar e na agrobiodiversidade.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Gama Lima, Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Delmiro Gouveia, Brasil

Doutor em Geografia Agrária pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente, exerce o cargo de Docente do Curso de Geografia do Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Flavio dos Santos, Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Delmiro Gouveia, Brasil

Estudante do Curso Geografia do Campus Sertão da UFAL. Participou de programa de intercâmbio de estudos na Universidade Coimbra, 2016/17. É participante do Grupo de Estudos em Geografia do Trabalho, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Análise Regional (GEPAR/UFAL).

Downloads

Publicado

2018-02-07

Como Citar

Lima, L. G., & Santos, F. dos. (2018). NO SEMIÁRIDO DE ALAGOAS, A RESISTÊNCIA GERMINA NA TERRA: A LUTA TERRITORIAL EM DEFESA DAS SEMENTES CRIOULAS/ In the Semiarid of Alagoas, the resistance germinates on the land: the territorial struggle in defense of native seeds/ En el Semiarido de Alagoas, la resistencia germina en la tierra: la lucha territorial en defensa de las semillas criollas. REVISTA NERA, (41), 192–217. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i41.5260

Edição

Seção

Artigo original