TRANSFORMAÇÕES TÉCNICAS NA AVICULTURA E OS SUJEITOS SOCIAIS NO TERRITÓRIO/Technical transformations in poultry farming and social subjects in the territory/Transformaciones técnicas en la avicultura y los sujetos sociales en el territorio
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i33.4775Palavras-chave:
Avicultura, tecnificação, complexo agroindustrial completo, sujeitos sociais, território.Resumo
O processo de tecnificação no campo brasileiro data principalmente da década de 1970 e suscitou o debate da questão agrária no Brasil. A avicultura sofreu significativas transformações técnicas e foi caracterizada como um dentre os exemplos dos “complexos agroindustriais completos”. Desse modo, entendeu-se que as relações camponesas da “economia natural” seriam varridas dando lugar às relações de trabalho assalariadas típicas da “modernização”. Contudo, ao verificar as relações de produção e trabalho no território, temos percebido que os sujeitos sociais na avicultura não são homogêneos e tampouco foram abolidas as práticas baseadas no modo de vida camponês. Além disso, os resultados da pesquisa apontam para a problematização do conceito de “pequeno(a) produtor(a)” na avicultura. O artigo se propõe a discutir, a partir do referencial teórico de que a reprodução ampliada do capital se dá de forma desigual e contraditória, e embasado metodologicamente em trabalhos de campo e entrevistas com os sujeitos sociais no Oeste do Paraná.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.