OS COLÉGIOS RURAIS AGRUPADOS NA ESPANHA: ESPAÇOS DE FORTALECIMENTO DO CAMPESINATO?

Autores

  • Francilane Eulália de Souza Faculdade de Ciências e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i18.1603

Palavras-chave:

Campo, campesinato, colégios rurais agrupados, educação do campo, Espanha.

Resumo

O objetivo nesse artigo é apresentar os principais resultados da pesquisa sobre o papel dos Colégios Rurais Agrupados situados na Espanha, para o fortalecimento do campesinato. Nessa perspectiva, os métodos da pesquisa foram o levantamento e análise de bibliografias ligadas ao campo e a educação, da Espanha, ainda, pesquisa de campo em órgão diretamente ligado a temática e, as escolas situadas no campo da Espanha também auxiliaram as análises. Enquanto no Brasil, na década de 1990, a luta por uma educação do campo se fortalecia, na Espanha, ao contrário, adotou-se uma organização para as escolas no campo. Nesse contexto, foram implantados os Colégios Rurais Agrupadas (CRA) a partir das reivindicações de grupos ligados a educação. Essa foi a forma de combater o desaparecimento da escola como única referência cultural das suas comunidades no campo, no entanto, essa forma de organização não tem conseguido contribuir para o desenvolvimento do campesinato.

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Como Citar

Souza, F. E. de. (2012). OS COLÉGIOS RURAIS AGRUPADOS NA ESPANHA: ESPAÇOS DE FORTALECIMENTO DO CAMPESINATO?. REVISTA NERA, (18), 21–36. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i18.1603

Edição

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Artigo original