O O USO DO SOLO COMO ATIVIDADE DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.35416/2024.9600

Mots-clés :

Deficientes visuais, Materiais didáticos táteis, Habilidades sensoriais, Morfologia do solo, Educação em solos

Résumé

A inclusão de alunos com alguma deficiência no ensino e sua aprendizagem são alguns dos desafios enfrentados por professores e alunos. Este trabalho objetivou propor algumas atividades para inclusão de pessoas com deficiência visual, utilizando o solo para o desenvolvimento de habilidades e aprendizagem. Propõe-se uma aula prática de campo ou adaptada para a sala de aula, para que todos os alunos, deficientes visuais ou não, possam realizar a análise morfológica do solo. Alguns materiais devem ser preparados para o aluno deficiente visual antes da aula prática, para que ele possa perceber e entender algumas características do solo. Ao final, pode-se levantar uma discussão em sala de aula sobre assuntos relacionados ao solo e presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Geografia e nos livros didáticos.

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Biographie de l'auteur

Fabrício de Araújo Pedron, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2002), com graduação sanduiche na Michigan State University - MSU/USA (1998-1999), Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciência do Solo pela UFSM (2005).

Atualmente é Professor do Departamento de Solos da UFSM.

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Publiée

2024-08-28

Comment citer

SANCHES SUZUKI, L. E. A.; DE ARAÚJO PEDRON, F. O O USO DO SOLO COMO ATIVIDADE DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 8, n. 1, p. e024008, 2024. DOI: 10.35416/2024.9600. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/9600. Acesso em: 27 sept. 2024.

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