Construção de uma maquete didática e aplicação no ensino de conteúdos geográficos

Autores

  • Luis Eduardo Akiyoshi Sanches Suzuki Universidade Federal de Pelotas, Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Engenharia Hídrica. Rua Gomes Carneiro, 01, sala 125, bairro Centro, CEP 96010-610, Pelotas, Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0003-4149-5583
  • Guinter Scheunemann Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram-BM). Rua Cel. Alberto Rosa, 110, bairro Porto, CEP 96010-770, Pelotas, Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0001-7021-9989
  • Rosangela Lurdes Spironello Universidade Federal de Pelotas, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia. Rua Cel. Alberto Rosa, 154, bairro Porto, CEP: 96010-770, Pelotas, Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0001-9272-2040

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.2021.7673

Resumo

Diante da dificuldade de se trabalhar alguns assuntos geográficos, o professor é estimulado a buscar recursos didáticos que possibilitem o aluno visualizar determinado conteúdo na prática, propiciando uma maior e melhor aprendizagem.  Embora a maquete seja um destes recursos, poucos trabalhos apresentam detalhes para sua construção e de que forma ela pode ser melhor utilizada no ensino. Este trabalho objetivou auxiliar os professores de Geografia e áreas correlatas apresentando, detalhadamente, a construção de uma maquete didática representativa da bacia hidrográfica do Arroio dos Kaster, localizada no município de Pelotas-RS, e como ela pode ser utilizada na abordagem de conteúdos geográficos para os diferentes níveis de ensino. Espera-se que este material auxilie os professores na construção de maquetes didáticas e forneça subsídios de como elas podem ser melhor utilizadas no ensino de Geografia e áreas correlatas.

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Biografia do Autor

Luis Eduardo Akiyoshi Sanches Suzuki, Universidade Federal de Pelotas, Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Engenharia Hídrica. Rua Gomes Carneiro, 01, sala 125, bairro Centro, CEP 96010-610, Pelotas, Rio Grande do Sul

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Estadual Paulista (2003). Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (2017). Mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2005). Doutor em Engenharia Florestal pela UFSM (2008).

Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Pelotas, Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Engenharia Hídrica.

Guinter Scheunemann, Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram-BM). Rua Cel. Alberto Rosa, 110, bairro Porto, CEP 96010-770, Pelotas, Rio Grande do Sul

Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas.

Rosangela Lurdes Spironello, Universidade Federal de Pelotas, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia. Rua Cel. Alberto Rosa, 154, bairro Porto, CEP: 96010-770, Pelotas, Rio Grande do Sul

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1999). Especialização em Interpretação de Imagens Orbitais e Suborbitais (2001). Mestre em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo – USP (2003). Doutora em Geografia (Geografia Humana) pela USP (2008). Pós-doutorado pela Universidade Federal de Goiás (2017).

Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pelotas, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia.

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Publicado

2021-05-28

Como Citar

SANCHES SUZUKI, L. E. A.; SCHEUNEMANN, G.; SPIRONELLO, R. L. Construção de uma maquete didática e aplicação no ensino de conteúdos geográficos. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 5, p. 1–22, 2021. DOI: 10.35416/geoatos.2021.7673. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/7673. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos