Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice (extensão de 2 megabites).
  • O item 3.1 "Diretrizes para autores" foi seguido.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em: https://docs.google.com/document/u/6/d/128wxsJ-z8Hi-wO8DT2aFve9k0tw844tj/edit?usp=sharing&ouid=113898651430998165282&rtpof=true&sd=true
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Os direitos autorais do material científico serão cedidos à revista Geografia em Atos, cabendo ao autor solicitar autorização à comissão editorial para sua manipulação e reprodução comercial.

Diretrizes para Autores

Normas e instruções para submissão de textos:

DIRETRIZES PARA AUTORES
SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA A REVISTA GEOGRAFIA EM ATOS


A Revista Geografia em Atos (GeoAtos) receberá artigos que se enquadrarem nas seguintes diretrizes:

  • Os artigos devem ser submetidos exclusivamente pelo site da Revista.
  • Os artigos deverão ser originais e inéditos.
  • Os artigos recebidos serão submetidos à apreciação do Conselho Editorial e avaliadores, que irão emitir pareceres sobre o artigo.
  • O limite padrão é de três autores por submissão para submissões em fluxo contínuo. Em casos específicos, a comissão editorial está avaliará excepcionalidades para a extensão desse número.
  • Os trabalhos aceitos poderão ser publicados no número imediatamente seguinte da Revista ou em números posteriores, conforme decisão da Comissão Editorial.
  • O arquivo submetido não deverá apresentar identificação dos autores para garantir um processo de avaliação imparcial. As informações sobre o(s) autor(es), sua filiação institucional e/ou trajetória acadêmica, endereço eletrônico e endereço postal, obrigatoriedade de identificador ORCID, biografia, entre outras, deverão ser inseridas no próprio sistema da Revista nos campos específicos para isso, observando-se o sistema de entradas maiúsculo e minúsculo. NÃO inserir as informações de autoria em maiúsculo.
  • No momento da submissão os dados do manuscrito, título e palavras-chaves, devem observar o sistema de maiúsculas e minúsculas. NÃO inserir o título em maiúsculo.
  • O Revista Geografia em Atos aceita artigos, notas de pesquisa, ensaios acadêmicos, entrevistas e resenhas críticas para publicação.

ANÁLISE DE PLÁGIO

  • Os manuscritos submetidos à revista, passarão por revisão técnica para a análise de plágio na plataforma Turnitin detecção se dá usando o iThenticate. A equipe editorial confere os dados informados e no caso de plágio, com o reconhecimento de pelo menos um parágrafo sem a correta referência o manuscrito retornará a(o)s autor(a)s, indicando o problema. Para os casos de autoplágio, o máximo permitido é de 10% do texto ou 40% quando for resultado de dissertação de mestrado ou tese de doutorado. Fora essa norma, o manuscrito será devolvido com a notificação do problema dando a oportunidade de que seja feita uma nova submissão no sistema da revista.
  • Para as situações de notificações feitas à Revista após a publicação, a Equipe Editorial avaliará a denúncia e, em se confirmando, o manuscrito será excluído da nossa base dados, com possibilidade de aplicação de medidas cabíveis a(o)s autor(a)s.
  •  A Equipe Editorial recomenda o acesso e ciência das orientações do COPE (Committee on Publication Ethics) sobre princípios éticos na publicação científica.

NORMALIZAÇÃO E FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS

    1. Acessar e seguir rigorosamente o template disponível no link:

        Template para artigos – para fazer o download, clique AQUI
        Template para resenhas – para fazer o download, clique AQUI
       

   2. Preenchimento dos documentos a serem anexados no ato da submissão (outros): https://drive.google.com/drive/folders/1a1MZszi3MTN3cL42XORqXtqMzJAbfiAV?usp=drive_link
    3. Os artigos devem ter extensão mínima de 15 laudas e no máximo de 25, incluindo tabelas, gráficos, figuras e referências bibliográficas. As notas de pesquisa (entre 10-15), ensaio acadêmico (entre 7-10) e resenhas críticas devem ter mínimo de 5 e máximo 10 páginas. Demais manuscritos serão analisados conforme especificidades.
    4. Os textos devem ser digitados em Word, no formato .doc, configurados para impressão em papel A4, com 3 cm de margens (superior, inferior, direita e esquerda) e páginas não numeradas. Escritos com fonte Fonte Times New Roman tamanho 12, com espaçamento entrelinhas de 1,5cm, corpo do texto justificado e recuo especial de 1,5cm nas primeiras linhas de cada parágrafo.
    5. Na primeira página do artigo deverá constar o título do trabalho, em português, com fonte tamanho 13, negrito, centralizados e espaçamento entrelinhas simples e com letra maiúscula. Seguido do resumo do trabalho em português, em parágrafo único com mínimo de 10 e máximo de 15 linhas, tamanho da fonte 11, justificado, com espaçamento simples, recuo de 2cm. Seguido de palavras-chave, (mínimo de 3 e máximo de 5) separadas do resumo por um espaço em branco e separadas entre si por ponto e vírgula.
    6. Subsequentemente, devem seguir os títulos traduzidos, seguidos de suas respectivas traduções de resumos e palavras-chave sob as mesmas normativas supracitadas.
    7. As citações diretas com mais de três linhas deverão ter fonte tamanho 11, justificadas, em espaçamento simples, com recuo esquerdo de 4cm, separadas do restante do texto por uma linha em branco acima e abaixo.
    8. Notas de rodapé deverão ser evitadas ao máximo, porém, quando imprescindíveis, deverão possuir a fonte do texto e com tamanho 10, estarem justificadas, com espaçamento simples entrelinhas.
    9. Palavras ou frases grifadas deverão ser evitadas, porém, quando imprescindíveis, ou indicarem palavras em língua estrangeira, deverão ser apresentadas em itálico.
    10. Tabelas, gráficos e quadros devem ser elaborados em Excel, no formato .xls, e enviados também em arquivos separados, além de estarem inseridos no corpo do texto, que deverão ser apresentadas com formatação centralizada.
    11. Figuras, fotos e mapas devem ser elaborados em formato .jpeg ou .tiff (não comprimido), com resolução mínima de 300dpi e dimensões máximas 20 cm de altura e 13 cm de largura. As ilustrações também deverão ser enviadas separadamente, além de serem inseridas no corpo do texto com formatação centralizada.
    12. As citações, títulos das tabelas, gráficos, quadros, figuras, fotos e mapas deverão seguir a normalização vigente da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
    13. As referências bibliográficas devem ser completas e precisas, segundo normalização da ABNT, alinhadas em forma justificada, com espaçamento simples entre linhas e inferior de 12 pts.


Artigos

Destina-se a publicação de textos científicos na modalidade de Artigo, conforme as instruções disponibilizadas nas normas da revista.

Resenhas

Destina-se a publicação de textos científicos na modalidade de resenhas, conforme as instruções disponibilizadas nas normas da revista.

Notas de Pesquisa

Destina-se à publicação de textos ciêntíficos na modalidade Nota de Pesquisa, conforme as instruções disponibilizadas nas normas da revista.

Entrevista

Destina-se à publicação de textos científicos na modalidade de entrevista, conforme as instruções disponibilizadas nas normas da revista.

Ensaio

Destina-se a publicação de textos científicos na modalidade de Ensaio, conforme as instruções disponibilizadas nas normas da revista.

Tradução

Texto relevante para a pesquisa na área de Geografia. Deve estar acompanhada de autorização do autor da obra original, ou da editora ou do periódico no qual o texto tenha sido publicado. Caso a obra seja de domínio público, esse procedimento não é necessário, sendo o autor da tradução responsável por fornecer todos os dados dessa informação. A tradução deve ser acompanhada, também, pelo texto no idioma original que foi traduzido. São aceitas traduções com até três tradutores. O modelo de formatação deve seguir os parâmetros do template geral da revista Geoatos par artigos, disponível no portal on-line.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.