Notas epistemológicas sobre o conceito de Espaço Geográfico a partir de Milton Santos
DOI:
https://doi.org/10.35416/2023.8895Palavras-chave:
Epistemologia da geografia, Espaço geográfico, Milton SantosResumo
Revisitar o pensamento de Milton Santos é, por um lado, reconhecer o quão este permanece atual no âmbito da contextualização geográfica dos fenômenos e, por outro, o quão colaborativo tende a ser na construção das novas explicações teórico-conceituais e metodológicas que vão fomentar os novos momentos no movimento do pensamento geográfico. Concordando com esse entendimento, o objetivo que norteia a realização deste trabalho procura dá conta de compreender a evolução teórico-metodológica do conceito de espaço geográfico no pensamento de Milton Santos e as suas contribuições para a Geografia brasileira. Dessa forma, a pesquisa, que é de natureza teórica, construída em torno da análise de obras deste autor de renome na Geografia brasileira, as quais consideramos cruciais no âmbito da temática evidenciada, são elas: Por Uma Geografia Nova (1978), Espaço e Método (1985), Metamorfoses do Espaço Habitado (1988) e A Natureza do Espaço (1996). A escolha destas obras se deu pela possibilidade de, através delas, analisar a proposta conceitual de espaço geográfico elaborada por Milton Santos, bem como a trajetória evolutiva deste conceito no pensamento do autor mediante os rumos da sociedade capitalista, de sua espacialidade e de sua reflexão geográfica.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. C. Geografia: Ciência da Sociedade. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2008.
BUNGE, W. Thereotical Geography. Gleerup. Lund, 1966.
CLAVAL, P. História da Geografia. Lisboa: Edições 70, 2006.
CORRÊA, R. L. Região e Organização Espacial. 8. ed. São Paulo: Ática, 2007
CORRÊA, R. L. Espaço: um conceito-chave da Geografia. In: CASTRO, I. E. de; GOMES, P. C. da C.; CORRÊA, R. L. Geografia: conceitos e Temas. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
DEMO, P. Pesquisa e construção do conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.
GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
LEFÉBVRE, H. Lá Production de L’Espace. Anthoropos. Paris 1974.
LEFÉBVRE, H. Lógica formal/lógica dialética. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1975.
MORAES, A. Carlos Robert. Geografia: Pequena história crítica. 21. ed. São Paulo: Annablume, 2007.
SANTOS, M.-H. T. dos. Biografia. Milton Santos, 2021. Disponível em: https://miltonsantos.com.br/site/biografia/. Acesso em: 16 maio 2021.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. 9. Reimpr. São Paulo: EDUSP, 2017.
SANTOS, M. Espaço e Método. 5. ed. 2. reimpr. São Paulo: EDUSP, 2014a.
SANTOS, M. Metamorfoses do Espaço Habitado: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geografia. 6. ed. 2. reimpr. São Paulo: EDUSP, 2014b.
SANTOS, M. Por Uma Geografia Nova: Da crítica da Geografia a uma Geografia crítica. 6. ed. 2. reimpr. São Paulo: EDUSP, 2012.
SILVEIRA, D. T.; CÓDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora de UFRGS, 2009.
SUERTEGARAY, D. M. A. Cadernos geográficos 12: notas sobre epistemologia da geografia. Florianópolis, SC: UFSC, 2005.
ULLMAN, E. L. Geography as Spatial Interaction. In: REUZAN, D.; ENGLEBERT, E. S. Internacional Linkagrd. Berkerly: University of California Press, 1954.