Da luta feminista aos estudos de gênero: breve reflexão sobre a importância dessa categoria no ensino de Geografia e no combate à violência contra mulher
DOI:
https://doi.org/10.35416/2023.9592Palavras-chave:
Feminismo, Geografia de gênero, Violência contra a mulher, Ensino de GeografiaResumo
O presente artigo versa sobre a situação de subalternidade das mulheres, proveniente das práticas e discursos que pautam a hierarquização histórica de gêneros. Nesse ínterim, tecemos reflexões sobre: as contribuições do movimento feminista na visibilidade de pautas das mulheres; apresentamos a conceituação da categoria gênero, a introdução deste estudo na academia brasileira; a aproximação com a ciência geográfica e a importância dessa categoria no ensino de Geografia. Para tanto, estabeleceu-se o diálogo entre autores diversos que discutem sobre as temáticas: Movimento Feminista; Gênero; Geografia de Gênero; Violência de Gênero e Violência contra a Mulher. Concluímos que negligenciar a categoria gênero é ser conivente com a violência de gênero que tantos danos físicos, psicológicos e morais causam às vítimas. É perpetuar a violência contra a mulher. Discorrer sobre gênero é ir de encontro a este problema que acompanha a vivência feminina; é unir forças, alçar a voz e dizer: basta.
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