Da luta feminista aos estudos de gênero: breve reflexão sobre a importância dessa categoria no ensino de Geografia e no combate à violência contra mulher

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35416/2023.9592

Palavras-chave:

Feminismo, Geografia de gênero, Violência contra a mulher, Ensino de Geografia

Resumo

O presente artigo versa sobre a situação de subalternidade das mulheres, proveniente das práticas e discursos que pautam a hierarquização histórica de gêneros. Nesse ínterim, tecemos reflexões sobre: as contribuições do movimento feminista na visibilidade de pautas das mulheres; apresentamos a conceituação da categoria gênero, a introdução deste estudo na academia brasileira; a aproximação com a ciência geográfica e a importância dessa categoria no ensino de Geografia. Para tanto, estabeleceu-se o diálogo entre autores diversos que discutem sobre as temáticas: Movimento Feminista; Gênero; Geografia de Gênero; Violência de Gênero e Violência contra a Mulher. Concluímos que negligenciar a categoria gênero é ser conivente com a violência de gênero que tantos danos físicos, psicológicos e morais causam às vítimas. É perpetuar a violência contra a mulher. Discorrer sobre gênero é ir de encontro a este problema que acompanha a vivência feminina; é unir forças, alçar a voz e dizer: basta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rahyan de Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros

Professor da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Doutorado em Geografia (UFMG).

Victória Caroline Vidal, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Iara Soares de França, Universidade Estadual de Montes Claros

Professora da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Doutorado em Geografia (UFU).

Referências

ANDRÉ, I. M. O gênero em Geografia: Introdução de um novo tema. Finisterra, Lisboa, v. 25, n. 50, p. 331-348, 1990.

BEAUVOIR, S. O segundo sexo, v.I, II. Tradução Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1970.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos. Brasília, DF, 2013 b.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018.

BRANDÃO, E. R; LOPES, R. F. F. Não é competência de o professor ser sexólogo: o debate público sobre gênero e sexualidade no Plano Nacional de Educação. Cívitas, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 100-123, 2018.

COSTA, C. L. A Presença e ausência do debate de gênero na Geografia do Ensino Fundamental e Médio. Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero, Ponta Grossa, v. 2, n. 2, p. 76- 84, 2011.

ESCOUTO, C. M.; TONINI, I. M. Gênero e Sexualidade: Onde estão essas questões no currículo da licenciatura em Geografia da UFRGS? Para onde? Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 186-190, 2018.

FARIA, R. P. N. Concepções de gênero e sexualidade no ensino de Geografia em escolas públicas de Goiânia, Goiás. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, p. 137.2018.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2015. Disponível em: http://www.forumseguranca.org.br/storage/anuario2015.retificado.pdf. Acesso em: 23 jul. 2022.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA.Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2016.Disponível em: http://www.forumseguranca.org.br/pdf. Acesso em: 23 jul. 2022.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2017. Disponível em: http://www.forumseguranca.org.br/-anuario- brasileiro-de-seguranca-publica/. Acesso em: 23 jul. 2022.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2018. Disponível emhttp://www.forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2019/03/Anuario-Brasileiro. Acesso em: 23 jul. 2022.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2019. Disponível emhttps://www.forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2019/10/Anuario-2019-FINAL_21.10.19.pdf. Acesso em: 23 jul. 2022.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2020/10/anuario-14-2020-v1-interativo.pdf. Acesso em: 23 jul. 2022.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2020/10/anuario-14-2020-v1-interativo.pdf. Acesso EM: 23 jul. 2022.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/anuario-brasileiro-seguranca-publica/. Acesso em: 30 maio 2023.

HEILBORN, M. L.; SORJ, B. Estudos de gênero no Brasil. In: MICELI, S. (org.). O que ler na ciência social brasileira (1970-1995) ANPOCS/CAPES. São Paulo: Sumaré, 1999. p. 183-221.

HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

HRUSCHKA, J.; MAIO, E. R. Gênero e diversidade sexual: análise dos projetos políticos pedagógicos das escolas públicas estaduais de Londrina/ PR – ensino médio. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 1, p. 78-89, 2015.

JUNQUEIRA, R. D. “Ideologia de gênero”: uma categoria de mobilização política. In: SILVA, Maria Alves da (org.). Gênero e Diversidade: debatendo identidades. São Paulo: Perse, 2016. p. 229-246.

MANINI, D. A crítica feminista à modernidade e o projeto feminista no Brasil dos anos 70 e 80. Cadernos AEL: mulher, história e feminismo, Campinas, n. 3/4, p. 45-64,1996.

MASSEY, D. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MELLO, T. A.; TONINI, I. A. Gênero e sexualidade: onde estão no livro didático de Geografia? In: ENANPEGE, 13., 2019, São Paulo. Anais [...] São Paulo: [s. n.], 2019. p. 1-10.

MORAIS, J. M. A abordagem das questões de gênero no ensino de Geografia – Diálogo com professoras da educação básica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA, 14., 2021. Anais [...]. [S. l.: s. n.], 2021. p. 1-12.

NABOZNY, A.; ORNAT, M. J. Geografia e Gênero: da crítica à racionalidade à aproximação pós-estruturalista. Mercator Revista de Geografia da UFC, Fortaleza, v. 8, n. 15, p. 29-35, 2009.

NASCIMENTO, R. S.; CLAUDINO, B. C. Gênero e sexualidade como tema da aula de Geografia: Reflexões sobre uma experiencia PIBID. In: ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS, 19., 2018, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: [s. n.], 2018. p. 1-11.

NARVAZ, M. G.; KOLLER, S. H. Metodologias feministas e estudos de gênero: articulando pesquisa, clínica e política. Psicologia em estudo, v. 11, n. 3, p. 647-654, 2006.

ORNAT, M. J. Sobre espaço e gênero, sexualidade e geografia feminista. Terra@ Plural, Ponta Grossa, v. 2, n. 2, p. 309-322, 2008.

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Planos subnacionais de educação, 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 15 fev. 2021.

PEDRO, C. B.; GUEDES, O. de S. As conquistas do movimento feminista como expressão do protagonismo social das mulheres. In: SIMPÓSIO SOBRE ESTUDOS DE GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS, 1., 2010, Londrina. Anais [...] Londrina: UEL, 2010. p. 1-10.

REIS, M. L. Estudos de Gênero na Geografia: uma análise feminista da produção do espaço. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, n. 38, p. 11-34, 2015.

ROCHA, G S; CAMPOS, M. C. O ensino de Geografia e o conceito de identidade de gênero: possibilidade de abordagem da temática em sala de aula. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 12, n. 22, p. 05-25, 2022.

SANTOS, C. M.; IZUMINO, W. P. Violência contra as mulheres e violência de gênero: notas sobre estudos feministas no Brasil. Estudios interdisciplinarios de América Latina y el Caribe, v. 16, n. 1, p. 147-164, 2005.

SILVA, S. M. V. Gênero e Geografia/Geografia Feminista: O que é isto? Boletim Gaúcho de Geografia, Porto Alegre, n. 23, p. 105-110, 1998.

SILVA, J. M. Um ensaio sobre as potencialidades do uso do conceito de gênero na análise geográfica. Revista de História Regional, v. 8, n. 1, p. 31-45, 2003.

SILVA, J. M. Gênero e sexualidade na análise do espaço urbano. Geosul, Florianópolis, v. 22, n. 44, p. 117-134, 2007.

SILVA, J. M.; CESAR, T. R. A. O.; PINTO, V. A. Gênero e Geografia brasileira: Uma análise sobre o tensionamento de um campo de saber. Revista da Associação Nacional de Pós- graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege), v. 11, n. 15, p.185-200, 2015.

VIDAL, V. C.; ALVES, R. C. A ausência da categoria gênero na geografia escolar: reflexões sobre a essencialidade da inserção da temática neste componente curricular e possíveis práticas pedagógicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 21., 2022, Uberlândia. Anais [...] XXI ENDIPE, Uberlândia, MG: UFU, 2022. p. 1-8.

VIDAL, V. C.; ALVES, R. C. A Urgência das Discussões sobre Gênero nos Cursos de Formação de Professor em Geografia: Breve Análise dos Projetos Pedagógicos da UEMG e UNIMONTES (Minas Gerais, Brasil). In: SOUZA, L. P. de. (org.). Educação: Avanços e Desafios. 1. ed. Campo Grande, MS: Inovar, 2020. v. 1, p. 147-156.

Publicado

2023-08-14

Como Citar

ALVES, R. de C.; VIDAL, V. C.; FRANÇA, I. S. de. Da luta feminista aos estudos de gênero: breve reflexão sobre a importância dessa categoria no ensino de Geografia e no combate à violência contra mulher. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 7, n. 1, p. e023012, 2023. DOI: 10.35416/2023.9592. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/9592. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos