Insurgência Queer - Feminista na Geografia: Concepções de gênero por estudantes da UEMS/CG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35416/2023.9553

Palavras-chave:

Gênero, Geografias feministas, Geografia Queer, Formação acadêmica

Resumo

Um dos temas mais discutidos nas Ciências Sociais e Educação, nas últimas décadas, têm sido a questão de gênero. Diante disso, o presente texto apresenta uma reflexão sobre gênero no âmbito da Geografia. O objetivo consiste na problematização das concepções de gênero encaminhadas pelos discentes da UEMS/CG. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, para tanto nos apoiamos nas teorias queer e epistemologias feministas. Para compor os resultados foram aplicados questionários junto às turmas do 3º e 4º ano de Geografia da UEMS/CG. Por fim, enfatizamos a demanda de uma geografia queer em qual as expressões dissidentes de gênero mobilizem fazeres e saberes geográficos.

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Biografia do Autor

Victor Dantas Siqueira Pequeno, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestrando em Geografia (PPGGEO). Membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Território e Redes (GTTER – UEMS/CNPq) e do Laboratório sobre Espacialidades Urbanas (LabEU-UFSM/CNPq).

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Publicado

2023-08-14

Como Citar

PEQUENO, V. D. S. Insurgência Queer - Feminista na Geografia: Concepções de gênero por estudantes da UEMS/CG. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 7, n. 1, p. e023009, 2023. DOI: 10.35416/2023.9553. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/9553. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

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Artigos