PEQUENAS CIDADES DA REGIÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP: PRODUÇÃO DO ESPAÇO E REDEFINIÇÕES REGIONAIS

Autores

  • Paulo Fernando Jurado da Silva UNESP - FCT/Campus de Presidente Prudente, Brasil
  • Eliseu Savério Sposito

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i7.244

Resumo

Este texto é resultante de pesquisa que faz parte do projeto de Iniciação Científica intitulado "O mapa da indústria e a dinâmica do emprego nas pequenas cidades da região de Presidente Prudente-SP", apoiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e desenvolvida no Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GAsPERR) da Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP de Presidente Prudente. A pesquisa tem, como preocupação central, articular o mapa da indústria nas pequenas cidades da região de Presidente Prudente-SP às particularidades e à dinâmica econômica da região. Nesse sentido, a reflexão que apresentamos, nesse texto, possui, como tema central, a discussão da relevância econômica da região à luz dos diferentes processos que permearam a urbanização regional, demonstrando, desta maneira, os distintos nexos econômicos que foram processados e são produzidos pelo e para o capitalismo. A Região Administrativa de Presidente Prudente possui, atualmente, cinqüenta e três municípios e conta com três regiões de governo, ou seja, Dracena, Adamantina e Presidente Prudente e a economia, de certa forma, está ligada fortemente ao campo e têm a cana de açúcar e a pecuária extensiva como os principais alicerces econômicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Fernando Jurado da Silva, UNESP - FCT/Campus de Presidente Prudente, Brasil
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP de Presidente Prudente.

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PEQUENAS CIDADES DA REGIÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP: PRODUÇÃO DO ESPAÇO E REDEFINIÇÕES REGIONAIS. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 2, n. 7, 2011. DOI: 10.35416/geoatos.v2i7.244. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/244. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>