RELAÇÕES CIDADE-CAMPO E URBANO-RURAL: CONTRIBUIÇÃO PARA A ANÁLISE GEOGRÁFICA DO PROJETO CINTURÃO VERDE DE ILHA SOLTEIRA, SÃO PAULO E PARA O PROGRAMA VILAS RURAIS EM LERROVILLE, PARANÁ, BRASIL

Autores

  • Paulo Fernando Jurado da Silva UNESP - FCT/Campus de Presidente Prudente, Brasil
  • Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol UNESP - FCT/Campus de Presidente Prudente, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i11.250

Resumo

A discussão sobre cidade e campo, urbano e rural não é nova. Ao longo do artigo será evidenciado por meio de uma revisão bibliográfica sucinta que o assunto é complexo e envolve idéias diversas e sentidos conceituais abrangentes. Seu objetivo não é o de esgotar teoricamente tal debate, mas de analisar as relações entre cidade/campo, urbano/rural no contexto de duas formações socioespaciais distintas, ou seja, aquela referente à compreensão do Projeto Cinturão Verde em Ilha Solteira, São Paulo e a atinente ao Projeto Vilas Rurais em Lerroville, Paraná. Contando com a leitura teórica e empírica dessas realidades, espera-se que ao final do texto se possa demonstrar uma contribuição geográfica desses dois projetos, com os seus avanços e limitações no cenário das relações cidade-campo e urbano/rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Fernando Jurado da Silva, UNESP - FCT/Campus de Presidente Prudente, Brasil

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP de Presidente Prudente.

Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol, UNESP - FCT/Campus de Presidente Prudente, Brasil

Professora assistente doutora dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente e líder do Grupo de Estudos Dinâmica Regional e Agropecuária (GEDRA). 

Downloads

Publicado

2012-03-27

Como Citar

JURADO DA SILVA, P. F.; HESPANHOL, R. A. de M. RELAÇÕES CIDADE-CAMPO E URBANO-RURAL: CONTRIBUIÇÃO PARA A ANÁLISE GEOGRÁFICA DO PROJETO CINTURÃO VERDE DE ILHA SOLTEIRA, SÃO PAULO E PARA O PROGRAMA VILAS RURAIS EM LERROVILLE, PARANÁ, BRASIL. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 2, n. 11, 2012. DOI: 10.35416/geoatos.v2i11.250. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/250. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos