Proposta de trabalho com a segregação socioespacial em Londrina/PR nas aulas de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35416/2025.10191

Palavras-chave:

Aula de Geografia, Conceitos Científicos, Mediação, Segregação Socioespacial

Resumo

Na cidade ocorre a (re)produção social da vida urbana, sendo abrigo da diversidade humana e o lócus da produção e reprodução do capital. A intensificação da urbanização nos moldes capitalistas, resultou em problemas de acesso à terra e habitação, concretizando o fenômeno da segregação socioespacial, ou seja, pelo agrupamento espacial de classes sociais em porções diferentes na malha urbana. Colocando a população de menor poder aquisitivo em condições de desigualdade no acesso à terra urbana e negando o seu direito à cidade, sendo esta temática essencial para a formação crítica e cidadã no ensino básico nas aulas de Geografia. Portanto, o presente trabalho objetiva discutir sobre a segregação socioespacial e possibilidades de abordagem do assunto no ensino básico a partir da apresentação de uma proposta de ensino. Para tanto, recorreu-se a pesquisa bibliográfica como fundamento metodológico, relacionando a utilização de mapas e imagens como facilitadores da formação de conceitos, seguindo os pressupostos mediadores da teoria de Vygotsky.

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Biografia do Autor

  • Heloisa Maria Mantovan, Universidade Estadual de Londrina

    Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

  • Jaqueline Telma Vercezi, Universidade Estadual de Londrina

    Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2025-12-17

Como Citar

Proposta de trabalho com a segregação socioespacial em Londrina/PR nas aulas de Geografia. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 9, n. 00, p. e025014, 2025. DOI: 10.35416/2025.10191. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/10191. Acesso em: 27 dez. 2025.

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