Proposta de trabalho com a segregação socioespacial em Londrina/PR nas aulas de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.35416/2025.10191Palavras-chave:
Aula de Geografia, Conceitos Científicos, Mediação, Segregação SocioespacialResumo
Na cidade ocorre a (re)produção social da vida urbana, sendo abrigo da diversidade humana e o lócus da produção e reprodução do capital. A intensificação da urbanização nos moldes capitalistas, resultou em problemas de acesso à terra e habitação, concretizando o fenômeno da segregação socioespacial, ou seja, pelo agrupamento espacial de classes sociais em porções diferentes na malha urbana. Colocando a população de menor poder aquisitivo em condições de desigualdade no acesso à terra urbana e negando o seu direito à cidade, sendo esta temática essencial para a formação crítica e cidadã no ensino básico nas aulas de Geografia. Portanto, o presente trabalho objetiva discutir sobre a segregação socioespacial e possibilidades de abordagem do assunto no ensino básico a partir da apresentação de uma proposta de ensino. Para tanto, recorreu-se a pesquisa bibliográfica como fundamento metodológico, relacionando a utilização de mapas e imagens como facilitadores da formação de conceitos, seguindo os pressupostos mediadores da teoria de Vygotsky.
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