FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR E O PERCURSO DA GRADE À MATRIZ ARTICULADA DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UEL

Auteurs

  • JEANI DELGADO PASCHOAL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Adriana Castreghini de Freitas Pereira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

DOI :

https://doi.org/10.33081/formacao.v2i23.4020

Résumé

A LDBEN, Lei Federal n. 9394/96 (BRASIL, 1998, 1999), abre possibilidades de flexibilização das estruturas curriculares para a formação inicial de profissionais, em diferentes áreas do conhecimento, para atender as demandas da sociedade atual. O objetivo principal desta pesquisa é analisar a implicação do processo de transição da grade para a matriz curricular dos cursos de graduação do ensino superior brasileiro em especial do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina/UEL, com foco no papel do Núcleo Docente Estruturante (NDE), cujas atribuições acadêmicas reverberam em um importante trabalho de acompanhamento, consolidação e contínua atualização do projeto pedagógico do curso. Como resultado, propõe-se repensar o currículo em forma de matriz articulada, com a proposição de saberes integrados, que sejam tratados como conteúdos de formação integral da pessoa humana, e não restritamente voltado para o mercado de trabalho. Assim, a clássica formação profissional é redimensionada em busca de uma preparação profissional qualitativa que atenda ao perfil almejado e seja, ao mesmo tempo técnica, crítica e autônoma.

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Biographies des auteurs

  • JEANI DELGADO PASCHOAL, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
    Geógrafa, Professora do curso de Geografia, do departamento de Geociências, da Universidade Estadual de Londrina
  • Adriana Castreghini de Freitas Pereira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
    Engenheira Cartógrafa pela UNESP - presidente Prudente/SP;Mestre em Ciências Geodésicas pela UFPR - Curitiba/PR;Doutora em ciências Cartográficas pela UNESP - Presidente Prudente/SP;Prof. de Cartografia para o curso de Geografia da UEL; Prof. de Sensoriamento Remoto ambiental para o curso de Pos-graduação em Geografia da UEL.

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Publiée

2016-07-28

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR E O PERCURSO DA GRADE À MATRIZ ARTICULADA DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UEL. (2016). Formação (Online), 2(23). https://doi.org/10.33081/formacao.v2i23.4020