MOVIMENTOS SOCIAIS, DEMOCRATIZAÇÃO E CIDADANIA: MOVIMENTO PRÓ-MORADIA NA CIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL E MOVIMENTO INDÍGENA NA BOLÍVIA
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v1i22.2349Resumo
Os movimentos sociais na América Latina apresentam-se como centralidade para a compreensão de fenômenos sociais, políticos, econômicos e ambientais, pois expressam a intencionalidade dos seus integrantes ao se organizarem para a resolução de suas aspirações, promovendo a agenda emancipatória, o diagnóstico da realidade social, a construção de propositivas, a atuação em redes, a articulação coletiva em prol da inclusão social. Este artigo, através de pesquisa em fontes secundárias geradas por estes atores, fontes primárias obtidas nos estudos de caso: movimento pró-moradia do Jardim Celeste na cidade de São Paulo, e na Bolívia, o movimento indígena da região Amazônica (CIDOB), analisa movimentos sociais, democratização e cidadania investigando-se novas formas de contestação para o processo em curso de globalização e democratização das sociedades em questão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.

