ÁREAS VERDES URBANAS E SUAS ESCALAS DE ABORDAGEM EM CLIMA TROPICAL: uma revisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v30i57.9639

Resumo

Área verde urbana é o conjunto de áreas intra urbanas, com diferentes tamanhos e tipos de cobertura vegetal. A presença da vegetação urbana minimiza as temperaturas, propicia melhora na qualidade ambiental e traz benefícios significativos aos usuários da cidade. Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) em um espaço temporal de uma década e pretende identificar e analisar as principais escalas de abordagem utilizadas em pesquisas sobre vegetação urbana em clima tropical. O método foi alicerçado no princípio do PRISMA Statement, com um protocolo de execução para identificação, cadastro, inclusão e análise dos artigos extraídos das bases de dados Scopus e Web of Science, utilizando os termos “áreas verdes”, “conforto térmico urbano” e “climas tropicais” para a elaboração dos String de busca. Foram selecionados 30 artigos para uma avaliação sistêmica. Os resultados indicaram que o maior percentual se deu na Microescala urbana - 53,33% dos artigos, subdivididos em quatro áreas de aplicação: Recorte urbano, Cânion de rua, Campus universitário e Espaço verde; seguido da Mesoescala urbana - 40% dos artigos, e duas áreas de aplicação: Cidade e Bairro; e por fim, a Macroescala - 6,67% dos artigos, e com apenas uma área de aplicação: Região metropolitana. Nesta revisão, observou-se predominantemente entre os resultados, o uso da vegetação como estratégia de resfriamento no ambiente urbano, mesmo em diferentes escalas de abordagens. Por conseguinte, espera-se que os achados literários sirvam como subsídios e direcionamentos para novas pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Cunha Ferreira Barros, Universidade Federal de Alagoas/Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Professora efetiva do Instituto Federal de Alagoas/Campus Marechal Deodoro, dos cursos médio integrado técnicos de Meio Ambiente e Guia de Turismo Regional, e do Curso Tecnológico Superior de Gestão Ambiental. Graduanda em Geografia UFAL (Bacharel - 1998 e Licenciatura - 1999), Especialista em Gestão Escolar UFAL (2009) e Mestra em Arquitetura e Urbanismo, área de concentração em Dinâmica do Espaço Habitado - UFAL / FAU / DEHA (2017). Atua como pesquisadora Grupo de Estudos da Atmosfera Climática Urbana (GATU) da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência em projetos e pesquisas na área de Clima urbano, Meio Ambiental e Turismo.

Ricardo Victor Rodrigues Barbosa, Universidade Federal de Alagoas/Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFAL), na área de estudo: Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo. Professor/Orientador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/FAU/UFAL). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2002), mestre em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo - USP (2005) e doutor em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo - USP (2009). Atua como pesquisador e líder do Grupo de Estudos da Atmosfera Climática Urbana (GATU), da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência em projetos e pesquisas na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo, atuando nos seguintes temas: Clima Urbano, Conforto Ambiental, Adequação Ambiental e Projeto de Arquitetura.

Downloads

Publicado

2024-02-14

Como Citar

Barros, P. C. F., & Barbosa, R. V. R. (2024). ÁREAS VERDES URBANAS E SUAS ESCALAS DE ABORDAGEM EM CLIMA TROPICAL: uma revisão. Formação (Online), 30(57), 487–515. https://doi.org/10.33081/formacao.v30i57.9639

Edição

Seção

Artigos