AS CULTURAS JUVENIS E A ESCOLA: a relação entre a Batalha do Vale e a educação dos jovens de Presidente Prudente

Autores

  • Bruno Fantin Salvi Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente https://orcid.org/0000-0001-9866-7871
  • Júlia Crovador Carvalhaes Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente

Resumo

O presente artigo busca relacionar os saberes que são acionados na vida dos jovens em espaços não formais de educação, fora da escola, com os conteúdos que a escola se propõe a ensinar, bem como analisar a relação da escola com a realidade vivida dos alunos. Foram abordados jovens que estão envolvidos em coletivos juvenis, especialmente o Hip Hop, através do Coletivo Batalha do Vale, em Presidente Prudente. Também foram abordados profissionais da educação que pudessem nos dar uma visão a respeito da relação da escola com alunos-jovens. A construção deste texto é baseada nas pesquisas dos autores, que abordaram o tema a partir de duas entradas diferentes: da cultura juvenil para a escola e da escola para a cultura juvenil. Tratamos então dos impasses e dificuldades que a instituição escolar tem de dialogar com os jovens contemporâneos, fazendo-o com que se engajem nos estudos dos conteúdos, mostrando então como o Hip Hop pode ser uma estratégia para essa aproximação.

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Biografia do Autor

Bruno Fantin Salvi, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente

Doutorando em Geografia pelo PPGG da FCT - UNESP, realizando pesquisas a respeito da cidade e os espaços informais de educação, através das práticas espaciais de jovens envolvidos, de alguma forma, com o Hip Hop.

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Publicado

2023-06-03

Como Citar

Salvi, B. F., & Carvalhaes, J. C. (2023). AS CULTURAS JUVENIS E A ESCOLA: a relação entre a Batalha do Vale e a educação dos jovens de Presidente Prudente. Formação (Online), 30(57), 31–55. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/article/view/9021

Edição

Seção

Artigos