AS CULTURAS JUVENIS E A ESCOLA: a relação entre a Batalha do Vale e a educação dos jovens de Presidente Prudente
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v30i57.9021Resumen
O presente artigo busca relacionar os saberes que são acionados na vida dos jovens em espaços não formais de educação, fora da escola, com os conteúdos que a escola se propõe a ensinar, bem como analisar a relação da escola com a realidade vivida dos alunos. Foram abordados jovens que estão envolvidos em coletivos juvenis, especialmente o Hip Hop, através do Coletivo Batalha do Vale, em Presidente Prudente. Também foram abordados profissionais da educação que pudessem nos dar uma visão a respeito da relação da escola com alunos-jovens. A construção deste texto é baseada nas pesquisas dos autores, que abordaram o tema a partir de duas entradas diferentes: da cultura juvenil para a escola e da escola para a cultura juvenil. Tratamos então dos impasses e dificuldades que a instituição escolar tem de dialogar com os jovens contemporâneos, fazendo-o com que se engajem nos estudos dos conteúdos, mostrando então como o Hip Hop pode ser uma estratégia para essa aproximação.
Descargas
Citas
ABRAMO, Helena Wendel. Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil. Revista Brasileira de Educação. n.6. 1997, p. 25-35.
BARRETO NETO, Adolpho. Centralidade do lazer em Presidente Prudente: fluxos, tensões e territorialidades no Parque do Povo. 2016. 90f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Geografia) -Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2016.
BERMAN, M. Nova Iorque chamando. Artcultura, Uberlândia, v. 11, n. 18, 11, p. 125- 135, jan.-jun. 2009.
BERNET, Jean. T. Ciudades Educadoras: bases conceptuales. In: ZAINKO, Maria Amélia Sabbag (org). Cidades Educadoras. Curitiba: Ed. da UFPR, 1997.
CARMO, Paulo Sérgio do. Culturas da rebeldia: a juventude em questão. São Paulo: Editora Senac, 2000.
CARRANO, Paulo. Jovens, escolas e cidades: Desafios à autonomia e à convivência. Revista Teias v. 12 • n. 26 • 07-22 • set./dez. 2011 – Jovens, territórios e práticas educativas.
CARRANO, P; DAYRELL, J. Juventude e ensino médio: Quem é este jovem que chega à escola. In: CARRANO, P; DAYRELL, J; MAIA, C.L. (org.). Juventude e Ensino Médio, Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2014. p. 101-134.
CAVALCANTI, Lana de Souza. O olhar geográfico em formação: jovens estudantes de Geografia e desafios urbanos contemporâneos. In: PAULA, A. F. de Assis, CAVALCANTI, L. S., PIRES, L. M. (Org.) Os Jovens e suas espacialidades. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, p. 121-142. 2016.
DAYRELL, Juarez. A escola faz a juventude? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação e Sociedade., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, out. 2007.
D’ANDREA, Tiarajú Pablo. A formação dos sujeitos periféricos: cultura e política na periferia de São Paulo. 2013. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, University of São Paulo, São Paulo, 2013.
FAZZANO, Afife Salim Sarquis. Do outro lado do mundo, do outro lado da escola: trajetória de vida e tentativas de superação da marginalização. São Paulo: Clíper Editora, 2001.
FERREIRA GOMES, Amanda. Batalhas de MC’s de Hip Hop na cidade de São Paulo: uma compreensão antropológica. Revista Extraprensa, v. 12, p. 838-860, 17 out. 2019.
JOVINO, D. S. Ione. “Rapensando” os PCN’S. In: ANDRADE, Elaine (org.) Rap e educação rap é educação. São Paulo. Editora: Summus, 1999. p. 161-166.
LEAL, Sérgio José de Machado. Acorda hip-hop!: despertando um movimento em transformação. Rio de Janeiro : Aeroplano, 2007.
LEÃO, G; CARMO, H.C. Os jovens e a escola. In: CORREA, L.M; ALVES, Z; MAIA, C.L (org.). Cadernos Temáticos: juventudes brasileiras e Ensino Médio. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2014. p.7-44.
MIRANDA, Jorge Hilton De Assis. Relação De Mercado e Trabalho Social No Hip-Hop. Cadernos do CEAS: Revista crítica de humanidades, [S.l.], n. 223, p. 32 - 41, jun. 2016.
MOTTA, Anita; BALBINO, Jessica. Hip-Hop a cultura marginal: do povo para o mundo. São João da Boa Vista, UniFAE, 2006.
NEVES, Lair. A. D. Rap na Sala de Aula. In: ANDRADE, Elaine (org.) Rap e educação rap é educação. São Paulo: Editora: Summus, 1999. p. 153-160.
PAIS, José Machado. Culturas Juvenis. Lisboa. Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2003.
PIMENTEL, Spency. O Livro vermelho do Hip Hop. São Paulo: Escola de
Comunicação e Artes – Universidade de São Paulo. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso. 1997.
-----------------------. A cidade e os espaços informais de educação: contribuições da Batalha do Vale para a educação dos jovens de Presidente Prudente. 2019. 93f. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia) – Universidade Estadual Paulsita, Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente, 2019.
TEPERMAN, Ricardo. Tem que ter suingue: batalhas de freestyle no metrô Santa Cruz. 2011. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
TURRA NETO, Nécio. Múltiplas trajetórias juvenis em Guarapuava: territórios e redes de sociabilidade. 2008. 516 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Pós Graduação em Geografia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.