EDUCAÇÃO, DIDÁTICA E PEDAGOGIA: A INTERLOCUÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O SENSO COMUM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6743

Palavras-chave:

Educação. Pedagogia. Didática. Formação de Professores.

Resumo

Este artigo é fruto de análise de uma experiência desenvolvida na disciplina Didática: Trabalho Pedagógico Docente, no Curso de Pedagogia. A temática da pesquisa centrou-se na tríade: Educação, Didática e Pedagogia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, cujo objetivo foi analisar os conceitos acima apresentados, na visão do adulto com escolaridade nula, básica, média e superior, a fim de confrontar visões do senso comum e do conhecimento científico, construindo sínteses que revelam o que sabem os diferentes sujeitos entrevistados acerca de cada conceito, entrelaçando suas visões com o que indicam estudiosos da temática em questão. Os resultados apontam para a multiplicidade de conceitos. É necessário reafirmar, na formação inicial de professores, o importante papel da educação, do pedagogo e da disciplina de didática, mostrando a relação entre estes conceitos, a fim de que o estudante possa considerar a pedagogia como teoria e ciência da educação, estudando profundamente o fenômeno educativo, percebendo sua articulação com as demais ciências da educação. O trabalho foi valorizado pelos estudantes que perceberam a importância de confrontar saberes do senso comum com os conhecimentos científicos e que os conceitos não podem ser trabalhados de forma fragmentada no curso de pedagogia. Os estudantes perceberam que senso comum e conhecimento científico se complementam ao expressarem os elementos da cultura.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

EDILAINE VAGULA, Universidade Estadual de Londrina - Area de Didática

Edilaine Vagula - departamento de educação - área de didática

João Luiz Gasparin, Universidade Estadual de Maringá - Área de Didática

Professor Associado A da Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Educação - área de Didática

Mari Clair Moro Nascimento, Universidade Estadual de Londrina - Universidade Norte do Paraná

Docente do Departamento de Educação - àrea de Educação Infantil e Anos Iniciais

Downloads

Publicado

31-12-2019

Como Citar

VAGULA, E.; GASPARIN, J. L.; NASCIMENTO, M. C. M. EDUCAÇÃO, DIDÁTICA E PEDAGOGIA: A INTERLOCUÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O SENSO COMUM. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 30, n. 1, 2019. DOI: 10.32930/nuances.v30i1.6743. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/6743. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)