FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: O ESTÁGIO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGENS

Autores

  • Mari Clair Moro Nascimento Universidade Estadual de Londrina
  • Raquel Lazzari Leite Barbosa UNESP Assis

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i3.2948

Palavras-chave:

Estágio curricular, Supervisor de estágio, Formação inicial docente

Resumo

O estudo ora apresentado buscou entender como o supervisor de estágio curricular pode atuar para que este momento seja de aprendizagens valorosas para o futuro docente, tendo em vista a sua atuação para a ampliação do conhecimento dos alunos. Para isso, analisaram-se ações pedagógicas ocorridas durante o estágio supervisionado, de um curso de Pedagogia de uma universidade pública, situada no Estado do Paraná. Amparada na pesquisa qualitativa, a investigação apresenta ações da supervisora que, na visão de estagiárias, favoreceram a formação docente: o respeito da supervisora para com as pessoas; a sua orientação para a importância de se refletir sobre aspectos reconhecidos como negativos, o seu auxílio na elaboração do plano de aula interdisciplinar; bem como a necessidade de flexibilização do plano de aula; a sua presença nos momentos das intervenções; o feedback atribuído e a valorização do papel do pedagogo no processo ensino/aprendizagem.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i3.2948

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Biografia do Autor

Mari Clair Moro Nascimento, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Educação

Raquel Lazzari Leite Barbosa, UNESP Assis

Departamento de Educação

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Publicado

22-12-2014

Como Citar

NASCIMENTO, M. C. M.; BARBOSA, R. L. L. FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: O ESTÁGIO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGENS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 3, p. 225–243, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i3.2948. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2948. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

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