DESENVOLVIMENTO HUMANO E JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS: UMA LEITURA À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Rodrigo Lima Nunes UNESP
  • Irieneu Aliprando Tuim Viotto Filho Unesp

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i2.3776

Palavras-chave:

Desenvolvimento Humano, Jogo de papéis sociais, Apropriação e Objetivação, Atividade principal

Resumo

Este trabalho tem por objetivo inserir-se no debate acerca do desenvolvimento humano e do jogo de papéis sociais, buscando trazer contribuições, a partir de uma leitura da Teoria Histórico-Cultural, à educação infantil. Aborda-se que o processo de humanização dos indivíduos se dá a partir da apropriação e objetivação da cultura historicamente produzida, sob a orientação de determinadas atividades, dentre elas a atividade principal do jogo no período da infância. Nesse caminho, a partir dos escritos de Elkonin, Leontiev e Vigotski, discuti-se quais são as características históricas fundamentais de tal atividade, seus fundamentos centrais e quais são as importantes transformações psíquicas que opera. Conclui-se que esta atividade é fundamental para o desenvolvimento das crianças que se encontram em idade pré-escolar, sendo assim, há que serem superadas visões naturalistas e espontaneistas que, muitas vezes, orientam a realização desta atividade na escola de educação infantil.

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Publicado

20-02-2017

Como Citar

NUNES, R. L.; VIOTTO FILHO, I. A. T. DESENVOLVIMENTO HUMANO E JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS: UMA LEITURA À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 2, p. 231–248, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v27i2.3776. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3776. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dissertações e Teses

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