ALGUMAS NOTAS SOBRE DISCURSO OFICIAL PARA O PORTUGUÊS: AS METAS CURRICULARES E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA

Auteurs

  • Paulo Lampreia Costa Universidade de Évora

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3691

Mots-clés :

currículo, conteúdos curriculares, literatura, escolarização

Résumé

A forma e o conteúdo específico dos textos prescritivos para uma dada disciplina escolar são significativas no plano ideológico. As flutuações nestes textos para a disciplina de Português, têm revelado a adoção de uma postura mais conservadora por parte da tutela, marcada por um elevado grau de especificação nas prescrições. Partiremos do caso particular da Educação Literária, um dos domínios em destaque nas Metas Curriculares de Português. Centrar-nos-emos, de modo particular, na componente referente ao 1º ciclo do Ensino Básico. Nesta reflexão, baseada na análise documental, visamos proceder à identificação de marcas que apontem para aquilo que consideramos como uma proposta de aparente promoção da educação literária e de aparente preocupação com o papel do professor. Em linha com o referencial teórico convocado, o documento evidencia, no plano prescritivo, um elevadíssimo grau de especificação, constituindo-se, potencialmente, como elemento constritor da margem de atuação docente.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3691

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Biographie de l'auteur

Paulo Lampreia Costa, Universidade de Évora

Universidade de Évora

Departamento de Pedagogia e Educação

Doutoramento Ciências da Educação (Didática da Literatura)

Publiée

2016-02-29

Comment citer

COSTA, P. L. ALGUMAS NOTAS SOBRE DISCURSO OFICIAL PARA O PORTUGUÊS: AS METAS CURRICULARES E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 3, p. 17–33, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i3.3691. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3691. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê