THE CHILD OF SIX YEARS IN BASIC EDUCATION: PRODUCTION OF KNOWLEDGE IN THESIS AND DISSERTATIONS

Authors

  • Leonardo Angelo Orlandi Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP, Campus de Presidente Prudente
  • José Milton Lima Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP, Campus de Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2783

Keywords:

Elementary school, Childhood, Childhood education

Abstract

This research deals with the child's entry six years in elementary school and presents as an object of academic study of thematic productions such as from 2006 and 2011. Establishes as central objective: identify in the productions of the graduate education programs as the nine-year basic education have been implemented in respect of school subjects. The interest in investigating this topic that drift resulting from the entry of children six years for the first year of elementary school, are generating several paradoxes conducive to reflection in the form of designing education for the children. The research of a qualitative nature adopted as the bibliographic search methodology analyzed 42 dissertations and theses 4 located in different databases. The results has problematized that, unlike that prescribes the official documents, the changes were tiny in relation to the curriculum and to practices aimed at children of six years.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2783

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leonardo Angelo Orlandi, Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP, Campus de Presidente Prudente

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Cursa Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, é membro e participante do Centro de Estudos e Pesquisa em Ludicidade, Infância e Juventude (CEPELIJ) e do grupo de pesquisa "Cultura corporal, Saberes e Fazeres", coordenado pelo Professor Doutor José Milton de Lima e Doutora Márcia Regina Canhoto de Lima. Em 2012, atuou como professor Celetista no curso de Educação Física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho nas seguintes disciplinas: Educação Física na Educação Infantil e Práticas Curriculares na Educação Infantil. Atualmente é professor assistente da Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente FATECpp e do Instituto de Pós-graduação Assessoria, Gestão e Recursos e atua como Instrutor de atividades físicas no Serviço Social do Comércio (SESC), atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Infância, Ludicidade, Brincadeira e Estilos de Ensino na Educação Física. 

José Milton Lima, Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP, Campus de Presidente Prudente

Possui Licenciatura Plena em Educação Física e Graduação em Pedagogia, concluiu o mestrado em 1995) e o doutorado em 2003 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP de Marília. Concluiu o primeiro Pós-Doutorado em 2008, junto à Faculdade de Ciências de Bauru, abordando o tema: Cultura Lúdica e Televisão na Infância: implicações para a prática educativa e o segundo Pós-Doutorado na Universidade de Salamanca na Espanha, no ano de 2013. Atualmente atua como Docente no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP - Campus de Presidente Prudente. É líder do Grupo de Pesquisa: Cultura Corporal: saberes e fazeres e coordena o Centro de Estudo e Pesquisa em educação ludicidade, infância e juventude. Coordenou o Núcleo de Ensino da FCT/UNESP/PP, no período de 2005 a 2007 e no período de 2009 a 2011. Foi Chefe do Departamento de Educação Física da FCT/UNESP/PP no período de 2003 a 2007. No programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP/PP ministra as disciplinas: O jogo na formação do Professor; Culturas Infantis e Culturas Juvenis no Contexto escolar. No Curso de Licenciatura em Educação Física, ministra as disciplinas Didática Geral e no Curso de Pedagogia ministra a disciplina Conteúdos, Metodologias e Prática de Ensino de Educação Física I. Coordena o Projeto de pesquisa e extensão: As Culturas da Infância como eixos para a qualificação do trabalho pedagógico no contexto da Educação Infantil, Projeto: Brincando no Lar, PROEX/UNESP. Coordena também o Sub-Projeto: "A formação de professores de Educação Física para a Educação Básica a partir da interlocução entre infância, juventude, educação e cultura corporal de movimento", Programa: PIBID, financiado pela CAPES, junto ao Curso de Educação Física da FCT/UNESP/PP. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: jogo, brincadeira, infância, cultura lúdica, culturas da infância, cultura corporal e Educação Física escolar.

Published

2015-05-26

How to Cite

ORLANDI, L. A.; LIMA, J. M. THE CHILD OF SIX YEARS IN BASIC EDUCATION: PRODUCTION OF KNOWLEDGE IN THESIS AND DISSERTATIONS. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, p. 116–135, 2015. DOI: 10.14572/nuances.v26i0.2783. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2783. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.