EL NIÑO HASTA DE SEIS AÑOS EN LA EDUCACIÓN PRIMARIA: PRODUCCIÓN DE CONOCIMIENTO EN LAS TESIS Y DISERTACIONES

Autores/as

  • Leonardo Angelo Orlandi Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP, Campus de Presidente Prudente
  • José Milton Lima Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP, Campus de Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2783

Palabras clave:

Educación Primaria, Infância, Educación de la niñez

Resumen

Esta investigación aborda la admisión del niño de seis años en la escuela primaria y que tiene como meta de estudio, las producciones académicas entre los años 2006 y 2011. Establece como objetivo central: identificar las producciones de los programas de postgrado como la escuela primaria nueve años se han establecido y puesto en práctica en relación con las personas escolares. El interés en la investigación de este tema surgió a partir del descubrimiento de que los desajustes derivados de la entrada de los niños de seis años en el primer año de la escuela primaria están generando muchas paradojas propensa a los reflejos en la forma de enseñanza para los niños. La naturaleza de la metodología de investigación cualitativa adoptó la revisión del literatura y examinó 42 disertaciones y 4 tesis situado en diferentes bases de datos. Los resultados se problematiza, a diferencia que prescribe los documentos oficiales, los cambios eran pequeños en relación con el plan de estudios y prácticas dirigidas a niños de seis años.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2783

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonardo Angelo Orlandi, Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP, Campus de Presidente Prudente

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Cursa Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, é membro e participante do Centro de Estudos e Pesquisa em Ludicidade, Infância e Juventude (CEPELIJ) e do grupo de pesquisa "Cultura corporal, Saberes e Fazeres", coordenado pelo Professor Doutor José Milton de Lima e Doutora Márcia Regina Canhoto de Lima. Em 2012, atuou como professor Celetista no curso de Educação Física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho nas seguintes disciplinas: Educação Física na Educação Infantil e Práticas Curriculares na Educação Infantil. Atualmente é professor assistente da Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente FATECpp e do Instituto de Pós-graduação Assessoria, Gestão e Recursos e atua como Instrutor de atividades físicas no Serviço Social do Comércio (SESC), atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Infância, Ludicidade, Brincadeira e Estilos de Ensino na Educação Física. 

José Milton Lima, Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP, Campus de Presidente Prudente

Possui Licenciatura Plena em Educação Física e Graduação em Pedagogia, concluiu o mestrado em 1995) e o doutorado em 2003 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP de Marília. Concluiu o primeiro Pós-Doutorado em 2008, junto à Faculdade de Ciências de Bauru, abordando o tema: Cultura Lúdica e Televisão na Infância: implicações para a prática educativa e o segundo Pós-Doutorado na Universidade de Salamanca na Espanha, no ano de 2013. Atualmente atua como Docente no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP - Campus de Presidente Prudente. É líder do Grupo de Pesquisa: Cultura Corporal: saberes e fazeres e coordena o Centro de Estudo e Pesquisa em educação ludicidade, infância e juventude. Coordenou o Núcleo de Ensino da FCT/UNESP/PP, no período de 2005 a 2007 e no período de 2009 a 2011. Foi Chefe do Departamento de Educação Física da FCT/UNESP/PP no período de 2003 a 2007. No programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP/PP ministra as disciplinas: O jogo na formação do Professor; Culturas Infantis e Culturas Juvenis no Contexto escolar. No Curso de Licenciatura em Educação Física, ministra as disciplinas Didática Geral e no Curso de Pedagogia ministra a disciplina Conteúdos, Metodologias e Prática de Ensino de Educação Física I. Coordena o Projeto de pesquisa e extensão: As Culturas da Infância como eixos para a qualificação do trabalho pedagógico no contexto da Educação Infantil, Projeto: Brincando no Lar, PROEX/UNESP. Coordena também o Sub-Projeto: "A formação de professores de Educação Física para a Educação Básica a partir da interlocução entre infância, juventude, educação e cultura corporal de movimento", Programa: PIBID, financiado pela CAPES, junto ao Curso de Educação Física da FCT/UNESP/PP. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: jogo, brincadeira, infância, cultura lúdica, culturas da infância, cultura corporal e Educação Física escolar.

Publicado

2015-05-26

Cómo citar

ORLANDI, L. A.; LIMA, J. M. EL NIÑO HASTA DE SEIS AÑOS EN LA EDUCACIÓN PRIMARIA: PRODUCCIÓN DE CONOCIMIENTO EN LAS TESIS Y DISERTACIONES. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, p. 116–135, 2015. DOI: 10.14572/nuances.v26i0.2783. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2783. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê