CIBERCONTEÚDOS EDUCATIVOS E SUA CONSTRUÇÃO EM REDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i1.4741

Palavras-chave:

cibercultura. conteúdos digitais. ciberconteúdos educativos

Resumo

Esse texto propõe o conceito de ciberconteúdos educativos a partir de duas análises: uma teórica sobre a cibercultura e a produção de materiais didáticos destinados à educação on-line; e outra a partir dos resultados de um estudo empírico. A pesquisa desenvolveu-se com graduandos e pós-graduandos de um grupo de pesquisa de diferentes áreas do conhecimento, vinculados à Universidade Federal do Ceará – UFC, que planejaram, criaram e analisaram os ciberconteúdos educativos em rede.adotado foi a pesquisa ação. Os resultados desta pesquisa indicam que: a) a ambiência do digital em rede potencializa e faz emergir outros espaços e tempos de construção coletiva de conteúdos educativos, proporcionando fazeres e saberes autorais colaborativos; b) novas redes educativas são tecidas no ciberespaço e amparam a pesquisa, a escrita e a disseminação de linguagens multirreferenciais; c) faz-se necessário articular novas propostas de elaboração de conteúdos educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ofélia Alencar de Mesquita, Universidade Estadual do Ceará

Professora da Universidade Regional do Cariri cedida à Universidade Estadual do Ceará ,especialista em Teoria da Comunicação e da Imagem e em Educação a Distância , mestra em Novas Tecnologias da Informação e Comunicação e em Educação e doutora em Educação. Coordenou o Projeto Banco Internacional de Objetos Educacionais - UFC Virtual e atualmente coordena o curso de Pedagogia na modalidade a distância da Universidade Estadual do Ceará, vinculado a Universidade Aberta do Brasil - UAB.  Pesquisa sobre :educação a distância, educação em rede, mídias na educação e materiais didáticos digitais

José Aires Castro Filho, UFC

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (1992) e doutorado em Mathematics Education - University Of Texas At Austin (1999). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Ceará, sendo Vice-diretor e Coordenador de Programas Acadêmicos do Instituto UFC Virtual. è Líder do Coordena o Grupo de Pesquisa e Produção em Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA) desde 2004. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, Informática Educativa e Psicologia da Educação Matemática

Eduardo Santos Junqueira Rodrigues, UFC

Doutor em Educação pela Michigan State University, professor adjunto do Instituto UFC Virtual e professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência nas áreas de Educação e Comunicação Social, com ênfase em cibercultura, novos letramentos, inclusão digital, multimodalidade e hipertexto, pesquisa etnográfica e educação online. Coordena pesquisa sobre navegação hipermodal em contextos de aprendizagem, financiado pelo CNPq (Edital Universal - MCTI/CNPQ N º 14/2012). É líder do grupo de pesquisa Linguagens e Educação em Rede (LER)

Downloads

Publicado

14-04-2017

Como Citar

DE MESQUITA, O. A.; CASTRO FILHO, J. A.; SANTOS JUNQUEIRA RODRIGUES, E. CIBERCONTEÚDOS EDUCATIVOS E SUA CONSTRUÇÃO EM REDE. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 1, p. 44–62, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i1.4741. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4741. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê